Publicado em 17/03/2022 às 13:49

Construção Decoração

Conheça 9 Diferentes Tipos de Torneiras e Veja Como Escolher a Melhor Opção!

Hoje em dia, o mercado oferece os mais diferentes tipos de torneiras com diversas funções e características, o que é uma grande vantagem ao consumidor, mas também pode gerar muitas dúvidas.

Afinal, quais os tipos de torneira para pia de cozinha e banheiro são as ideais? 

Para te ajudar a solucionar esse questionamento, selecionamos 9 diferentes tipos de torneira e as principais funções de cada uma para você escolher a melhor opção. 

Confira!

Quais os Principais Tipos de Torneira?

A vantagem do mercado disponibilizar vários tipos de torneira é que você pode escolher aquela que mais se encaixa em suas preferências e necessidades. 

Você pode escolher desde o modelo convencional até a eletrônica, a torneira gourmet, com giro 360º e por aí vai. 

Confira as opções de torneiras mais usadas no mercado. 

Torneira Convencional

tipos-de-torneira-convencional

Conhecida também como torneira fria, o modelo convencional é, sem dúvida, um dos mais usados nas residências brasileiras.

Esses tipos de torneiras para cozinha possuem um registro, que faz o controle da saída da água em temperatura natural, ou seja, você não consegue controlar a temperatura. 

Esses tipos de torneira não oferecem tecnologia, mas é uma boa opção para quem não quer investir muito nesta peça.

Torneira Mono Comando ou Duplo Comando

A torneira mono comando tem um misturador de apenas um comando, onde é possível controlar a saída de água quente e fria em um mesmo comando. Esse modelo é  considerado uma torneira gourmet.

Há também a torneira duplo comando, que pode ser instalada na parede ou na mesa. Como o próprio nome já sugere, esse modelo de torneira possui um comando de água quente e outro de água fria. 

Torneira Multi Temperatura

Entre os tipos de torneira para cozinha e banheiro, o modelo multi temperatura também se destaca, principalmente, em regiões mais frias, já que ela proporciona mais conforto para as atividades domésticas por conta da sua variações de temperaturas preestabelecidas.

Torneira Eletrônica

O modelo eletrônico é um dos tipos de torneira elétrica, que possibilita ao usuário fazer a personalização da temperatura de forma gradual, garantindo maior bem-estar e conforto ao usar o equipamento. 

Por conta das suas características, a versão eletrônica é considerada uma torneira gourmet, que pode ser usada em ambientes, como cozinha, banheiro, varanda e lavabo.

Torneira Com Giro 360º

tipos-de-torneira-com-giro-360

O modelo com giro 360° é um dos tipos de torneira mais modernas do mercado, com um design diferenciado e elegante, ideal para quem deseja agregar ainda mais sofisticação ao ambiente.

A vantagem desse tipo de torneira é que ela gira para diferentes direções, permitindo a utilização tanto na hora de lavar a louça quanto no momento de fazer a limpeza geral da pica. 

Hoje em dia, o mercado oferece diferentes tipos de torneiras com giro 360°.

Torneira Gourmet Flexível

A torneira gourmet flexível conta com vários modelos e funções diferenciadas. Como o próprio nome já diz, esse tipo de torneira possui uma ducha flexível de longo alcance, que pode ser solta e alcançar outros lugares da pia ou ficar encaixada no seu suporte.

Esse é um dos tipos de torneira que facilita a limpeza e higienização dos utensílios da cozinha e também da bancada, auxiliando ainda na hora do preparo dos alimentos para lavagem, por exemplo, de frutas e verduras.

Bica Alta ou Bica Baixa

Entre os tipos de torneira de pia há também o modelo bica alta e bica baixa. O modelo baixo é indicado para projetos que utilizam apenas água fria ou em cubas, que não são altas ou que tem espaço para instalação.

Já a bica alta é um modelo indicado para cubas que tenham maior altura, como o modelo de cubas de apoio.

Torneira de Parede ou de Mesa

Os modelos de torneira de parede e de mesa estão entre os tipos de torneira de pia tanto para cozinha como para banheiro. A principal diferença entre elas é o local da sua instalação, como o próprio nome já sugere.

Enquanto a torneira de parede, por exemplo, é instalada diretamente no ponto de água da parede. A torneira de mesa fica apoiada na mesa, com mangueiras ligadas ao ponto de água da parede.

Torneira de Piso

A versão de piso é um dos tipos de torneiras para banheiro, que oferece uma  funcionalidade e resistência perfeitas em baixa e alta pressão. Esse modelo é ideal para cubas que ficam postas diretamente no chão.

Qual a Melhor Altura da Torneira Para Sua Casa?

Além de conhecer os tipos de torneiras existentes no mercado, é preciso ficar atento à altura da torneira para a sua casa. O primeiro passo para definir a altura é determinar a utilização da peça, ou seja, qual cômodo ela será instalada. 

Para torneiras de cozinha, o indicado é que seja estabelecida uma distância de, pelo menos, 30 centímetros entre a bica da torneira, por onde sai a água, e a cuba, que é o local onde a água entra pelo ralo. 

Esse espaço é indicado para que as panelas e alimentos caiba debaixo do enxágue da água.  Essa regra vale para torneiras de bancada ou de parede. 

Para os lavabos e pias de banheiro, essa altura não precisa ser seguida, já que o uso é o de lavar as mãos, sendo que o mais indicado é que a torneira tenha um tamanho compatível com a pia e que o jato de água seja direcionado ao ralo.

Qual o Melhor Material de Torneira Para Sua Casa?

Na hora de escolher entre os vários tipos de torneira, é importante atentar-se ao material usado na confecção da peça. O metal é, sem dúvida, um dos melhores materiais, já que ele tem maior durabilidade. 

Além disso, a parte interna é feita de aço inoxidável, liga de zinco ou de cobre e latão, garantindo um tempo bem maior de utilização. 

Conclusão

Agora ficou mais fácil encontrar os melhores tipos de torneira para a sua casa, não é mesmo? 

Se, além de entender a utilização de cada peça, você também está em busca de um imóvel para sua família, conheça a nossa plataforma de buscas, Urbay, que apresenta diversas opções de casas, lotes e apartamentos em todo o Brasil. 

Acesse nossa plataforma Urbay e encontre os empreendimentos ideais para morar ou investir.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok