Publicado em 20/06/2022 às 08:53

Construção

Entenda O Que É Bioarquitetura, Impactos e Importância

Já ouviu falar sobre bioarquitetura? Esse método tem como fundamento proporcionar funcionalidade, beleza e conforto à construção de uma forma harmônica e integrada com o meio ambiente. 

Sendo assim, a proposta é criar edificações mais funcionais, integrando cada espaço com elementos da natureza e respeitando o ecossistema. Vamos entender mais sobre o que é bioarquitetura? Vem com a gente!

O Que É Bioarquitetura?

bioarquitetura

A bioarquitetura é uma maneira de projetar construções bioclimáticas, sustentáveis e ecológicas, unindo recursos, tecnologia e materiais para preservar o ecossistema. 

Esse novo jeito de projetar edifícios está em alta entre os arquitetos, que conseguem ultrapassar as questões estéticas para ampliar o ciclo de vida útil das estruturas e materiais.

Como Funciona a Bioarquitetura?

A bioarquitetura funciona como uma aliada do meio ambiente para projetar edifícios, que prezam pelas questões ambientais, utilizando meios para economizar energia elétrica, iluminação, água e destinar resíduos sólidos de maneira correta. 

Qual a Importância da Bioarquitetura?

A bioarquitetura é importante, já que ela visa a diminuição dos impactos negativos que os processos da construção civil trazem ao meio ambiente. 

No entanto, a proposta é criar edificações esteticamente bonitas e funcionais, mas sem deixar de lado a preservação dos recursos naturais. 

Quais São os Benefícios da Bioarquitetura?

A bioarquitetura traz uma série de benefícios para a sociedade e também para o meio ambiente, mas vamos entender cada um deles nos próximos tópicos. Confira!

Ecologia e Eficiência

Uma das vantagens da bioarquitetura é a promoção de uma arquitetura sustentável, diminuindo os impactos no meio ambiente, estimulando o uso racional dos recursos naturais e a mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas. 

Além disso, com a bioarquitetura, temos também uma maior eficiência energética, evitando o desperdício de recursos.

Demanda

A bioarquitetura é uma forma de diminuir a demanda pelos recursos naturais na área de construção civil. O objetivo é garantir a existência de recursos naturais para as gerações futuras. 

Custos e Investimentos

Além disso, esse novo jeito de projetar construções tem como vantagens o baixo custo, já que muitos materiais usados são reciclados, diminuindo os custos. 

Nos últimos anos, a busca por edificações sustentáveis tem aumentando, movimentando o mercado imobiliário. 

Quais São os Princípios Básicos da Bioarquitetura?

bioarquitetura

Entre os princípios da bioarquitetura está o aproveitamento de recursos naturais para promover, por exemplo, conforto térmico e acústico, utilização de soluções, materiais e mão de obra regionais para reduzir a poluição gerada no transporte de materiais, etc. 

Os projetos de bioarquitetura buscam também o equilíbrio entre as tecnologias modernas e a arquitetura vernacular, que é aquele método que aproveita os materiais naturais e a cultura local.

Quais São as Características da Bioarquitetura?

Entre as características da bioarquitetura estão o aproveitamento de recursos naturais e locais, adaptação da arquitetura respeitando as condições climáticas regionais, desperdício mínimo e gerenciamento dos resíduos.

Quais São os Materiais da Bioarquitetura?

A bioarquitetura utiliza uma série de matérias-primas como pedra,  fibras naturais,  terra, areia, argila bambu, terra crua, pau a pique  e cimento queimado.

Há ainda a utilização de coberturas verdes, já que ela tem excelente capacidade de fazer o controle termoacústico, além de melhorar a qualidade do ar e de estimular a biodiversidade.

Como É a Bioarquitetura no Brasil?

A bioarquitetura no Brasil ainda está em fase de conhecimento, pois os profissionais do setor da construção civil começaram, recentemente, a pensar de forma sustentável os projetos de construção, adaptando- se aos conceitos da bioarquitetura

Na última década, as empresas passaram a se preocupar mais em construir edificações mais ecológicas, realizando obras que causem cada vez menos prejuízos ao nosso ecossistema.

Hoje, os projetos buscam oferecer um melhor desempenho habitacional, garantindo uma melhor eficiência energética e termoacústica. 

A expectativa é que a bioarquitetura passe a ser muito mais usada no Brasil, não somente nos edifícios de alto padrão, mas também em construções mais populares.

Inclusive, hoje, já existem normas nacionais e também programas que incentivam o uso da bioarquitetura, direcionando empresas no sentido de construir de uma forma mais sustentável e com menos prejuízos ao meio ambiente. 

Conclusão

A bioarquitetura é um jeito de construir que chegou para ficar não somente no Brasil, mas em todo mundo, como uma forma sustentável de projetar edifícios, sejam eles residenciais ou empresariais. 

Se você busca por imóveis que possuem uma arquitetura sustentável, conheça a nossa plataforma de Urbay, um site que disponibiliza os mais diversos tipos de imóveis e empreendimentos novos com diferentes características, das empresas mais confiáveis e consolidadas do país. 

No nosso site, você encontra as melhores casas, apartamentos e terrenos de diversos perfis, preços variados e também aqueles que buscam um jeito de construir mais sustentável.

Além disso, a Urbay oferece um atendimento personalizado por uma equipe especializada no ramo imobiliário, que te ajuda a escolher os móveis certos para você.

No nosso site, você pode ser atendido por meio de diversos canais, como WhatsApp, telefone, chat, e-mail, Facebook e Instagram, podendo escolher o que preferir.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade. 

 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok