Publicado em 07/07/2022 às 18:03

Compra

Bioconstrução: O Que É E Etapas Para Colocar Em Prática

Já ouviu falar em bioconstrução? Essa técnica que usa recursos naturais nos seus processos construtivos têm ganhado cada vez mais espaço no setor da construção civil.

Isso porque, esse método construtivo tem como objetivo diminuir os impactos ambientais causados por diferentes tipos de obras. Quer entender o que é bioconstrução e quais as etapas para colocar essa metodologia em prática

Inserir shortcode

O Que É Bioconstrução?

bioconstrução

Bioconstrução é, basicamente, um método de construção que tem como proposta reduzir ao máximo os impactos ambientais durante uma obra. 

Dessa forma, essa metodologia cria sistemas alternativos para tratar e utilizar resíduos. Além disso, ela utiliza ainda recursos da arquitetura vernacular, que evoluíram com a introdução da bioconstrução moderna.

Qual A Importância Da Bioconstrução?

A bioconstrução chegou ao setor construtivo como uma alternativa para a redução dos impactos ambientais, erguendo edifícios que agridem o mínimo possível a natureza. 

De forma específica, ele é importante, pois reduz a quantidade de resíduos gerada, o consumo energético, promove a troca de conhecimentos no mercado e, claro, preserva o meio ambiente. 

Quais As Características Da Bioconstrução?

As características da bioconstrução baseiam-se no uso de materiais de baixo impacto, muitos deles, inclusive, recicláveis. 

Além disso, outra característica da bioconstrução é adequar à construção ao clima local e também ao tratamento de resíduos, entre outros. 

Quais Os Tipos De Bioconstrução?

Há muitos tipos de bioconstrução que você pode usar em uma obra. Um deles são os tijolos, que são preparados antes mesmo de serem usados nas paredes, possibilitando a seleção das melhores peças.

Há ainda o  superadobe, que usa sacas de terra ensacada, postas em camadas e prensadas para melhorar a aderência e estabilidade das estruturas. 

Outro tipo de bioconstrução é a construção de pau a pique, uma estrutura feita de trama de madeira e o fechamento com barro. 

Nesse contexto, podemos incluir ainda a quincha, que é bem parecida com o pau a pique e a taipa de pilão, uma mistura de adobe, onde é aplicada por palmadas nos lados interno e externo da estrutura. 

O Cob é também um tipo de bioconstrução, que usa um adobe com mais fibras naturais, como a palha, por exemplo, para criar uma liga com um travamento maior e mais seguro. 

Quais As Vantagens Da Bioconstrução?

Os edifícios e casas de bioconstrução possuem inúmeras vantagens como a geração de menor quantidade de resíduos, já que o método preza pelo uso de materiais naturais ou reciclados.  

Além disso, esse tipo de construção também tem menos risco de incêndios, pois as obras não levam produtos químicos inflamáveis.

Outra vantagem é a economia de energia, que exige menos maquinário, resultando em menos gastos energéticos.

Sem contar que a  bioconstrução também dá a oportunidade para conhecer melhor a vegetação e a terra dos locais que receberam obras a partir deste método. Os edifícios e casas de bioconstrução são sustentáveis e muito mais duráveis do que construções comuns.

Quais São As Etapas De Um Projeto De Bioconstrução?

As etapas de um projeto de bioconstrução envolve estudo e aproveitamento dos materiais locais, ou seja, sem a necessidade de transportar insumos vindos de outras regiões. 

A próxima etapa é levar em consideração o clima da região, a localização do terreno, o tipo de solo para verificar quais as técnicas mais apropriadas e que geram menos impacto ambiental. 

É preciso ainda fazer o gerenciamento de tratamento de resíduos e analisar o conforto térmico e proteção da chuva, já que as casas com bioconstrução são erguidas com materiais permeáveis.

Por isso, é recomendado um estudo minucioso do tipo de telhado usado para evitar a infiltração da água da chuva.

Quais Os Materiais Utilizados Na Bioconstrução?

bioconstrução

Entre os materiais usados na bioconstrução estão a terra, que proporciona muito mais ventilação aos projetos arquitetônicos, porque ela é capaz de controlar as trocas térmicas. 

A pedra também é um material usado na construção de casas com bioconstrução, que pode ser usada em diferentes estruturas, como muro e fundação da construção. 

A palha é outro material usado nesse tipo de construções, já que ela é capaz de aumentar a resistência de tijolos e paredes.

Por fim, a madeira também entra na lista, já que ela é um material fácil de ser encontrado e pode ser usada em diversas partes das estruturas das edificações, como o bambu, por exemplo.

O Que Não Esquecer No Planejamento Da Bioconstrução?

Na hora de fazer uma construção por meio da técnica de bioconstrução, os profissionais não podem esquecer de usar materiais ecológicos, como terra crua, que inclui adobe, taipa, pau a pique.

É preciso lembrar da necessidade do uso de teto vivo ou verde e também de pisos externos que sejam permeáveis.

Outro ponto que merece a atenção é a gestão dos resíduos. Por isso, é preciso fazer o tratamento de esgoto de banheiros secos ou fossas assépticas; das águas cinza, como chuveiro e tanque por meio de canteiros de raízes.

A redução e eliminação do entulho durante a construção, assim como o paisagismo exuberante não pode ser esquecido.

Inserir shortcode

Conclusão

Agora que você já sabe o que é bioconstrução, fica mais fácil decidir por usar esse método construtivo, não é mesmo?

Na hora de encontrar as melhores opções de casas e terrenos, você encontra na plataforma Urbay, um site completo, dinâmico e intuitivo, reunindo casas, apartamentos e terrenos das empresas do mercado.

Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas com uma equipe especializada e que te ajuda a encontrar o imóvel certo para a sua família.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok