Publicado em 07/07/2022 às 18:13

Compra

O Que É e Quais os Benefícios do Brise na Arquitetura?

Vai construir e quer entender mais sobre as vantagens de usar brise no seu projeto arquitetônico? 

Esse elemento pode ser usado tanto em projetos comerciais quanto residenciais para proporcionar uma temperatura agradável dentro dos ambientes, além de dar um toque especial para janelas e toda a fachada do edifício. Vamos entender mais sobre o brise!

O Que É Brise?

brise

Brise é um componente que protege o interior dos espaços internos de um edifício da incidência da luz solar. No Brasil, o termo correto é brise-soleil, que significa “quebra-sol”.

Para você entender, o brise na fachada é composto de lâminas, que são chamadas de aletas, instaladas na área externa das janelas ou em fachadas.

Esse componente de proteção térmica foi criado pelo arquiteto Le Corbusier, conhecido pelo projeto habitacional denominado Unité d’Habitation de Marseille, que utiliza muitas brises em suas fachadas. 

No Brasil, o brise é usado, por exemplo, no edifício Copan, em São Paulo. 

Para Que Serve o Brise?

O brise serve como uma proteção da incidência solar para dentro dos edifícios, garantindo também um conforto térmico, mas sem comprometer a visão para o lado de fora.  

Mas não é só isso! O elemento também tem um papel estético nos projetos, agradando beleza e modernidade aos projetos arquitetônicos. 

Além disso, o brise também proporciona privacidade, pois as lâminas não permitem que as pessoas de fora enxerguem com facilidade o interior da construção. 

Quais as Vantagens e Desvantagens do Brise?

O brise em fachada tem muitas vantagens, como você já deve ter percebido. Mas para não restarem dúvidas, listamos os prós e os contras desse elemento decorativo tão popular. 

Vantagens

Beleza e elegância para a fachada;

Conforto térmico para os ambientes

Aquecimento da temperatura em locais frios

Redução de recursos de climatização e iluminação

Desvantagens

Necessidade de manutenção e limpeza constante, pois as lâminas acumulam muita poeira e sujidade. 

Quais os Tipos de Brise?

brise

Há diversos tipos de brise, sendo que um deles é o horizontal, indicado para edifícios que têm muita luz durante todo o dia. 

Já o modelo vertical é usado em fachadas que ficam localizadas no leste e oeste, onde a incidência solar é forte em todos os períodos. 

Esses modelos são confeccionados em lâminas fixas, usados em prédios comerciais, e móveis, para residências. 

Quais São os Materiais Para Brises?

Entre os materiais usados para a confecção do brise estão madeira, concreto, PVC, aço ou alumínio.

Brise de Madeira ou Brise Metálico: Qual Escolher?

Os brises de madeira e metálico são muito vantajosos, mas é preciso entender qual é a melhor opção para o seu projeto arquitetônico. 

Os brises metálicos são mais leves, possuem maior precisão na construção, além de serem mais fáceis de instalar e limpar. 

Já os brises de madeira garantem um maior conforto térmico e visual, são ideais para quem preza pela questão estética e sustentabilidade. 

Sendo assim, na hora de escolher a melhor opção, é preciso entender primeiramente as suas necessidades e preferências, já que cada modelo tem características e funcionalidades bem diferentes. 

Como Implementar os Brises?

Após escolher o tipo de brise que atende às suas necessidades, é preciso analisar a quantidade de peças que serão necessárias e as dimensões das placas.

Para implementar as peças, é preciso medir a área de fachada e também os espaços de abertura, que devem ser protegidos com esses elementos.

Como Fazer a Manutenção do Brise?

Cada material usado no brise exige um serviço de manutenção muito específico. Os brises de concreto, por exemplo, os cuidados são mais simples e podem receber pintura e lavagem bem semelhante a  uma edificação de alvenaria.

Nesse caso, é possível fazer a lavagem com jato de água. Já os brises de madeira são elementos que têm maior contato com a poluição atmosférica, acumulando muito mais sujidades em sua superfície.

Se a madeira tiver tons mais claros, a limpeza precisa ser feita de forma mais constante. No caso da cor mais escura, saiba que os resíduos deixam as lâminas esbranquiçadas. 

Faça a limpeza com sabão e água. Se necessário, faça um lixamento para a retirada da camada de sujeira. 

As brises de alumínio são pintadas com material poliéster e exigem renovação regulares. A limpeza pode ser a cada seis meses ou uma vez por ano. 

Lave com água, sabão neutro e uma esponja macia, para evitar que a pintura seja riscada.

Conclusão

As brises são elementos que deixam as fachadas mais bonitas e garantem muitas vantagens para os moradores ou usuários desses locais. 

Se procura um recurso moderno e que garanta conforto térmico para os ambientes e privacidade, esse material é o ideal. 

Na hora de encontrar as melhores opções de casas e terrenos para morar ou investir, conheça a  plataforma Urbay, um site completo, dinâmico e intuitivo, que apresenta casas, apartamentos e terrenos das empresas do mercado imobiliário do Brasil.

Acesse o nosso site e encontre o imóvel certo para a sua família.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok