Publicado em 06/06/2022 às 15:16

Decoração

Círculo Cromático Cores: Aprenda a Usar do Jeito Certo!

Você sabia que é possível usar o círculo cromático de cores para decorar a sua casa? Isso mesmo!

Essa metodologia serve como norte para promover as sensações que se deseja nos ambientes de uma casa ou escritório. Que tal entendermos um pouco quais são as cores do círculo cromático e como aplicá-la na décor? Confira!

O Que É Círculo Cromático de Cores?

Círculo Cromático de Cores

Círculo cromático de cores é, basicamente, uma metodologia que representa, de maneira simplificada, como as cores são enxergadas pela visão do ser humano. 

O círculo cromático de cores é dividido em 12 partes, onde cada uma delas é definida com uma cor específica. Essa metodologia de cores é composta por três tonalidades primárias, três secundárias e seis terciárias.

As cores primárias são representadas pelo amarelo, vermelho e azul, enquanto as secundárias são compostas por uma mistura de duas cores primárias. Já as cores terciárias também fazem parte de uma junção das cores primárias com cores secundárias.

A partir dessas 12 cores do círculo cromático são formadas as mais variadas tonalidades. Podemos adicionar ainda o preto e o branco, formando cores mais escuras ou claras, respectivamente.

Para Que Serve o Círculo Cromático de Cores?

O círculo cromático de cores serve para otimizar ambientes e transmitir a sensação desejada e também a personalidades dos moradores ou proprietários de um escritório, por exemplo, tornando-se uma ferramenta importantíssima na decoração.  

Com esse método, os profissionais de design conseguem  visualizar de uma maneira mais eficiente as cores, criando um ambiente muito mais personalizado. 

Quem Inventou o Círculo Cromático?

O círculo cromático completo foi criado Isaac Newton, físico, matemático e astrônomo. Inclusive, o círculo cromático de cores também é conhecido pelo círculo de Newton, uma homenagem ao seu criador. 

Quais os Tipos de Combinações de Cores?

Há vários tipos de combinações de cores e, por isso, vamos explicar nos tópicos seguintes como elas acontecem. Confira!

Cores Complementares

As cores complementares apresentam um maior contraste entre si, sendo opostas no círculo cromático de cores. Essas cores são ótimas para serem usadas em ambientes vibrantes e cheios de energia. 

Cores Análogas

No círculo cromático de cores, as tonalidades análogas são aquelas que estão dispostas e têm a mesma tonalidade básica entre si, conferindo combinações mais suaves e equilibradas.

Monocromática

Já as cores monocromáticas são combinações de tons, que podem ser mais ou menos saturados.

Tríade

Essa é uma combinação de três cores que compõem o triângulo no círculo cromático de cores, tendo um conceito mais ousado e criativo.

Cores Neutras ou Acromáticas

No círculo cromático de cores temos ainda os tons neutros, chamados ainda de acromáticos. Eles são formadas pelo branco, cinza e preto.

O preto é considerado a ausência de cor, enquanto o branco é chamado de luz isento de cor, e os tons cinza são compostos pela junção do branco com o preto.

Como Analisar as Cores de Um Círculo Cromático?

Círculo Cromático de Cores

Para analisar as cores de um círculo cromático é preciso entender as suas divisões e os tipos de cores, como já explicamos no início deste artigo. 

A partir disso, é possível entender o que você deseja transmitir em um ambiente. Se deseja um conceito mais alegre, opte por cores complementares. Para combinações mais suaves, as cores neutras são as opções certas.

Se você deseja criar um conceito mais ousado, opte pela tríade. A partir desses princípios, é possível conferir as sensações que deseja em cada espaço. 

Decoração: Círculo Cromático e Cores Complementares ou Cores Opostas

Na hora de decorar, se você não é um designer, é possível ter um pouco de dificuldade nas composições das cores. Por isso, é sempre bom levar em consideração o círculo cromático de cores

Para isso, é preciso entender também quais são as tonalidades que se complementam. Vamos lá?

As cores complementares, chamadas opostas, são posicionadas nas extremidades diferentes do círculo cromático de cores, como já explicamos. Sendo assim, alguns exemplos de cores opostas são verde e vermelho, vermelho e azul, amarelo e roxo, azul e laranja.

Se pensa que esses tons parecem muito opostos e, consequentemente, não formam um bom par, está enganado. Saiba que há várias formas de criar uma paleta para decorar com esses tons. 

Use o bom senso e trabalhe a saturação e brilho das cores. A regra é não usar muitas cores vibrantes uma ao lado da outra. Tente estabelecer um equilíbrio entre os tons complementares. 

Conclusão

Agora que você já conhece o círculo cromático de cores, ficou mais fácil planejar a decoração da sua casa ou escritório, não é mesmo?

Se você ainda não encontrou a sua casa, saiba que os melhores imóveis estão na nossa plataforma Urbay, uma plataforma que reúne as mais diversas opções de imóveis e empreendimentos das empresas mais confiáveis do Brasil.

A vantagem é que a nossa plataforma oferece casas, apartamentos e terrenos de diversos perfis e preços variados, para que possa encontrar o imóvel ideal para a sua família ou seus negócios. 

Além disso, na Urbay, você é atendido por uma equipe especializada no ramo imobiliário e pode optar por diversos canais, como WhatsApp, telefone, chat, e-mail, Facebook e Instagram. 

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok