Publicado em 15/06/2022 às 15:55

Venda

Guia Prático do Código de Ética Corretor de Imóveis!

Se você atua no mercado imobiliário na atividade de corretagem e desconhece o Código de Ética do Corretor de Imóvel, saiba que conhecer esse documento é extremamente importante para o exercício da atividade. 

Esse documento reúne as regras e princípios morais que regulam a conduta de um profissional, estabelecendo ainda direitos e deveres. 

Sendo assim, para ter sucesso na sua carreira e atuar de maneira correta, que tal conhecer o Código De Ética Do Corretor De Imóveis. Confira!

Código de Ética Corretor de Imóveis: O Que É?

código de ética corretor de imóveis

O Código de Ética do Corretor de Imóvel é um documento que descreve todas as regras e princípios de moralidade para nortear a conduta de um corretor de imóveis

Pelo Código de Ética, os profissionais precisam seguir obrigações legais no que se refere à atuação com o cliente e também com os colegas de trabalho, imobiliárias e proprietários de imóveis.

Qual A Função Do Código de Ética dos Corretores de Imóveis?

O Código de Ética do Corretor de Imóvel serve para regulamentar a maneira pela qual um profissional de corretagem deve se comportar, estabelecendo diretrizes de atuação com os clientes, colegas de profissão e conselhos do segmento, tanto na esfera regional quanto na estadual e federal. 

O documento serve para direcionar as atitudes e os processos na atividade de corretagem, tirando dúvidas sobre a aceitar um  negócio, por exemplo, de uma transação específica.

O Que É Proibido ao Corretor de Imóveis?

No Código de Ética, existem algumas práticas que são proibidas, como manter fora das regras previstas em resoluções e leis. O Código de Ética do Corretor de Imóvel desvia, de qualquer maneira, cliente de outro profissional. 

Além disso, os corretores de imóveis também não podem abandonar as negociação sob sua responsabilidade, sem motivo plausível e prévio conhecimento do cliente, etc.

Como A Fiscalização do Código de Ética É Feita?

A fiscalização do cumprimento do Código de Ética do Corretor de Imóvel é feita pelo Creci, o órgão que regulamenta e fiscaliza profissão.

Além disso, ele foi criado também para organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade de corretagem no Brasil. 

5 Pontos Fundamentais do Código de Ética do Corretor de Imóveis

código de ética corretor de imóveis

Para conhecer o Código de Ética do Corretor de Imóvel, trouxemos no artigo cinco aspectos importantes descritos no documento, como objetivo, conduta, proibições, responsabilidades, relação entre corretor e cliente.

Já falamos um pouco de alguns pontos no decorrer deste artigo, mas é sempre bom entender de forma mais detalhada cada um desses aspectos, confira!

1. Objetivo

O objetivo do Código de Ética é estabelecer a forma como os profissionais devem se comportar no exercício da profissão e também sobre a do profissional na hora de atuar no setor imobiliário.

A intenção de estabelecer essa diretriz é permitir que os profissionais possam transmitir confiança aos clientes. 

2. Conduta

Outro ponto do Código de Ética do Corretor de Imóvel  é a conduta do profissional, prevista nos artigos segundo e terceiro do documento.

Nesse trecho, você encontra todas as informações sobre como os profissionais devem zelar pela imagem da classe, como devem defender os interesses de seus clientes, etc.

Nesse sentido, o documento descreve as mais diversas condutas dos profissionais, como respeitar os colegas, ter uma relacionamento respeitoso e solidário, exercer a profissão com dignidade, defender os direitos e privilégios da profissão, ter caráter fora da profissão, etc. 

3. Relacionamente Entre Corretor e Cliente

O Código de Ética do Corretor de Imóvel fala também sobre a relação entre corretor e cliente. Entre as obrigações do profissional estão comunicar ao cliente os riscos, que podem comprometer a transação imobiliária e não participar de negociações ilegais.

O documento prevê ainda que o corretor deve atender sempre o cliente, em caso de solicitação e também avisá-lo sobre o  valores ou documentos recebidos, fazer um recibo de quantia paga pelo cliente.

4. Responsabilidades

O Código de Ética do Corretor de Imóvel prevê também as responsabilidades do profissional, que se divide em civil e penal. 

Essas responsabilidades devem ser seguidas na prática de atos profissionais danosos, imprudência ou imperícia e negligência.

Porém, as penalidades só podem ser aplicadas se os prejuízos causados ao cliente forem comprovados.

5. Proibições

Já falamos delas aqui, mas vale reforçar quais são as proibições estabelecidas pelo Código de Ética do Corretor de Imóvel. Entre elas estão a realização de trabalho fraudulento, captar clientes de outro profissional, aceitar atividade que não seja capacitada.

Conclusão

Conhecendo o Código de Ética do Corretor de Imóvel e seus detalhes, fica mais fácil e seguro exercer a atividade de corretagem, não é mesmo?

Se você é corretor de imóveis e quer ampliar seu portfólio de imóveis, conheça a Urbay, um site que disponibiliza as melhores opções de  casas, apartamentos e terrenos das principais construtoras e incorporadoras do Brasil estão na 

Oferecemos um atendimento personalizado feito por uma equipe especializada no ramo imobiliário, que te ajuda a vender com mais facilidade e segurança.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade. 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok