Publicado em 07/07/2022 às 18:13

Compra

Como Colocar o Forro de PVC: Passo a Passo e Dicas!

Quer saber como colocar forro de PVC? Saiba que, se você não é um profissional e deseja instalar esse recurso no teto, o nosso artigo pode ajudar nesta tarefa!

Os forros de PVC são elementos muito usados na construção civil, principalmente, em razão do conforto térmico e acústico proporcionado pelo material, além de facilitar a  instalação elétrica e a iluminação dos espaços.

Mas para que a instalação aconteça de forma correta, confira o passo a passo que preparamos de como colocar forro de PVC. Confira!

Quais São os Materiais e Ferramentas Para Colocar o Forro de PVC?

como colocar forro de pvc

Antes de explicarmos como colocar forro de PVC, vamos primeiramente, entender quais são os materiais e ferramentas que devem ser usados durante a instalação. Dá uma olhadinha!

Materiais

Entre os materiais usados no processo de como colocar forro de PVC estão os seguintes:

  • Tubos de ferro ou madeira
  • Lâminas de PVC;
  • Réguas de acabamento;
  • Cantoneiras Parafusos; 
  • Pinos de fixação Emendas;
  • Cabos de aço Grampos para cabo de aço.

Ferramentas

No processo de aprendizagem de como colocar forro de PVC, você precisará de algumas ferramentas, como:

  • Serra com arco;
  • Trena;
  • Chave de fenda 
  • Prumo;
  • Furadeira;
  • Serra copo;
  • Martelo;
  • Lápis;
  • Escada; 
  • Espátula;
  • Estilete;
  • Equipamentos de segurança.

Agora que você já conhece os materiais e ferramentas que vai precisar, confira o passo a passo de como colocar forro de PVC

Quais os Prós e Contras do Forro de PVC?

O forro de PVC é um material indicado, principalmente, para ambientes úmidos, porém, ele pode ser instalado em outros espaços. 

Uma das suas grandes vantagens é que sua instalação é muito simples e fácil de ser instalada por qualquer pessoa. Além disso, o PVC é um material bem resistente em climas quentes e secos, mas se adapta muito bem em regiões mais frias e úmidas.

Além de aprender como colocar forro de PVC, é importante que saiba que esse material não favorece o surgimento de pragas e também não corre o risco de deformar. Você também não terá gastos com a aplicação de tinta ou verniz, gerando maior economia. 

Outra vantagem é a sua versatilidade, já que o mercado disponibiliza formatos de forros de PVC diversos, com acabamento liso ou frisado, lâminas estreitas e largas, além de tamanhos variados. 

Outra vantagem é a facilidade da instalação de elétrica e iluminação, além de garantir conforto térmico e acústico para os ambientes.  

Passo a Passo de Como Colocar o Forro de PVC

como colocar forro de pvc

Com os materiais já conhecidos, vamos aprender como colocar o forro de PVC de um jeito fácil e simples. Confira!

Defina a Altura do Forro

O primeiro passo de como colocar o forro de PVC, é definir a altura que o forro terá. Recomenda-se que o forro tenha, no mínimo, 1 metro de distância do telhado e 2,80m de chão. 

Não deixe de fazer as marcações nas  paredes onde o forro ficará após a instalação do material. 

Faça os Furos

A etapa seguinte de como colocar o forro de PVC é fazer a marcação dos furos para que a estrutura metálica seja instalada para segurar o forro. 

O ideal é que os furos tenham 50cm de distância entre um e outro e alinhados. Você deve utilizar a serra copo para as perfurações.

Monte a Estrutura de Metalon

Agora chegou a etapa da montagem da estrutura de metalon. O primeiro passo, neste momento, é medir as barras e encaixá-las nos furos feitos nas paredes. 

As peças devem ser encaixadas de maneira alinhada de  um lado a outro, formando um xadrez. Uma dica é amarrar o metalon no telhado com cabos de aço.

Fixe as Réguas de Acabamento

Nesta fase de como colocar o forro de PVC, você deve ficar as réguas de acabamento, que devem ser fixadas na parede, com parafusos na parte inferior da estrutura de metalon. 

Para as peças nos cantos das paredes, o ideal é utilizar cantoneiras, mas é bom ficar de olho no nivelamento das placas. Instale réguas com silicone para não danificar a parede. 

Além disso, é indicado também que aplique uma camada de silicone na base para, depois, fixar na parede. Fique de olho no alinhamento e mova as peças devagar até aprumar.

Monte as Lâminas e Parafuse

Por fim, a última etapa de como colocar forro de PVC e a montagem das lâminas. Encaixe, primeiramente, o lado macho no lado fêmea. Você não precisará parafusar ou colar, apenas encaixar uma peça outra. 

Quais os Cuidados Com o Seu Forro de PVC?

Sabendo como colocar o forro de PVC, os cuidados também precisam ficar bem claros, para garantir maior durabilidade ao material.

Na hora de fazer a limpeza do forro, você deve usar apenas detergente neutro e água, pois esse tipo de material não cria bolor e as sujidades são provenientes apenas de poeiras. Durante a limpeza, evite colocar muita força para não danificar o seu forro. 

Além disso, não utilize produtos químicos ácidos, água sanitária ou abrasivos, pois não há necessidade, já que os vestígios de sujeira e gordura são facilmente retirados com uma esponja, por exemplo. 

Para garantir maior durabilidade do forro de PVC, não basta apenas saber como colocar forro, é preciso fazer uma manutenção periódica no telhado arrumando, a fim de verificar a existência de goteiras, que podem acumular água da chuva no forro.

Conclusão

Agora que você já teve acesso ao passo a passo de como colocar forro, ficou mais fácil instalar o material, não é mesmo?

Se você está em busca de casas e terrenos para morar, seu lugar é na Urbay, um site completo, dinâmico e intuitivo, que apresenta casas, apartamentos e terrenos das empresas do mercado imobiliário do Brasil.

Acesse o nosso site e encontre o imóvel certo para a sua família. 

 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok