Publicado em 07/07/2022 às 18:11

Venda

O Que É Especulação Imobiliária e Efeitos nos Negócios!

Especulação imobiliária é um assunto que está sempre em alta nos noticiários e no mercado, afinal, o setor é muito importante para a economia e para a diminuição do déficit habitacional.

Mas você sabe o que é especulação imobiliária e os efeitos que eles podem causar no setor, no preço dos imóveis e nos negócios? Vem com a gente, que vamos te explicar qual o resultado da especulação imobiliária. Confira!

O Que É Especulação Imobiliária?

especulação imobiliária

A especulação imobiliária é, basicamente, o  investimento em bens imóveis esperando obter lucros acima da média do mercado. 

Sendo assim, o lucro obtido com a especulação imobiliária baseia-se, na verdade, no aumento dos preços do solo urbano e não nos investimentos feitos no imóvel ou na sua utilização. 

Como Funciona a Especulação Imobiliária?

A especulação imobiliária funciona quando há uma expectativa de que o valor de determinada propriedade aumentará com o tempo. 

Normalmente, ela é feita por grupos de investidores ou pessoas que adquirem imóvel em uma mesma localidade, objetivando o aumento dos preços de maneira artificial, funcionando como a lei da oferta e da procura.

Contudo, mesmo com seu alto potencial de retorno, a especulação imobiliária envolve riscos altos, já que o retorno não é garantido.

Qual a Relação a Especulação Imobiliária e o Valor dos Imóveis?

A especulação imobiliária está relacionada com a procura e a oferta de imóveis em uma localidade. 

Para você entender, se uma região tem uma grande demanda de propriedades para vender ou alugar, mas a oferta não atende essa necessidade, há um aumento no valor de mercado dos imóveis disponíveis.

No entanto, os valores também podem variar quando há uma grande procura por comprar imóveis em uma mesma região. Sendo assim, quanto maior a oferta, menor o lucro nos negócios. 

Nesse sentido, há a possibilidade de alterar o custo de vida de uma região, que acaba sofrendo com valores preços mais elevados de produtos e serviços do bairro, ocasionando, muitas vezes, a fuga de moradores quando a renda é incompatível. 

Quais São as Consequências da Especulação Imobiliária?

A especulação imobiliária pode acarretar problemas como, por exemplo, a existência de bens imóveis desocupados ou subutilizados em regiões com infraestruturas robustas e completas, que aguardam apenas sua valorização. 

Sem contar que a especulação imobiliária também faz com que terrenos, casas, apartamentos sem uso deixem de cumprir sua função social. 

Com isso, as cidades acabam expandindo-se para áreas mais longas e com pouca estrutura, levando as populações para essas regiões, enquanto existem propriedades ociosas em regiões mais centrais.

Quais São os Limites da Especulação Imobiliária?

A especulação imobiliária não é crime, porém, como não é possível impedir essa prática, muitas cidades adotam medidas para coibir ou mesmo impedir a especulação imobiliária.

Nesse sentido, o poder público tende a aplicar impostos maiores para quem possui imóveis sem uso social e que ficam parados por muito tempo.

Quais São os Fatores Que Impactam o Preço dos Imóveis?

Há muitos fatores que impactam o preço dos imóveis como, por exemplo, a existência de escolas e comércios na região, instalação de estações de transportes, etc.

No entanto, há muitos outros fatores que impactam no preço dos imóveis, como melhoria na infraestrutura, que aumenta a procura por imóveis na região. 

A escassez de terrenos também impactam no preço dos imóveis. A especulação imobiliária pode se beneficiar disso. Isso porque, quando a maioria das propriedades estiver ocupada, os restantes do imóveis serão mais valorizados.

Quais os Aspectos Que Podem Interferir na Especulação?

especulação imobiliária

Há muitos aspectos que podem interferir na especulação imobiliária, como demanda, acessibilidade, segurança, condições do imóvel e serviços básicos. Vamos entender cada um desses pontos!

Demanda

Como já explicamos, a demanda é um aspecto que interfere na especulação imobiliária. Quanto maior a procura, mais valorizados os imóveis serão e, consequentemente, mais caros, gerando lucros acima da média para os proprietários. 

Acessibilidade e Segurança

A falta de acessibilidade é um ponto que impacta de forma significativa a especulação imobiliária. Isso porque, a ausência de uma boa oferta de transporte público ou vias de acesso satisfatória para outras regiões influencia no valor dos imóveis.

Além disso, a segurança também é um item que é levado em consideração no mercado imobiliário. Baixos com altos índices de criminalidade e violência também impactam de forma negativa no preço dos imóveis. 

Condições do Imóvel

As condições do imóvel também interferem na especulação imobiliária, já que as propriedades novas e com uma boa estrutura tendem ser mais valorizadas do que imóveis em condições ruins. 

Serviços Básicos

Regiões que possuem uma boa estrutura de serviços básicos, como hospitais, escolas, posto de saúde, comércios em geral, farmácias, supermercados tendem a ser mais valorizados. 

Em contrapartida, áreas muito distantes sem recursos básicos, normalmente, tem uma valorização menor. 

Conclusão

Sabendo o que especulação imobiliária e os efeitos no mercado, fica mais fácil compreender as nuances do setor, não é mesmo?

Se você atua no mercado imobiliário e quer oferecer os melhores imóveis para seus clientes, conheça o portal da Urbay, que disponibiliza os mais diversos tipos de imóveis e empreendimentos novos das construtoras mais consolidadas do mercado.

Aqui, você encontra casas, apartamentos e terrenos para apresentar aos seus clientes, além de um atendimento personalizado feito por uma equipe especializada.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade. 

 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok