Publicado em 09/05/2022 às 18:16

Venda

Entenda o Que São KPIs de Vendas e Conheça os 6 Indicadores Mais Importantes!

Se você atua no mercado imobiliário entender o que é KPIs de vendas e os indicadores mais importantes é fundamental. Nunca ouviu falar desse assunto ou conhece pouco sobre essas métricas?

Então, saiba que analisá-los é imprescindível para melhorar as vendas do seu negócio, pois eles revelam os resultados de uma empresa, já que eles são a peça-chave em uma área comercial. Entenda! 

O Que São KPIs de Vendas?

kpi de vendas

KPI de vendas é, basicamente, um indicador de desempenho de vendas, como o nome já sugere. O termo KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho. 

Os KPIs são mecanismos usados para medir o desempenho da área de vendas de uma empresa. Com base nesses números, o time de vendas consegue entender melhor quais as ações que geram ou não resultados para o negócio.

Quais São os Principais Indicadores de Vendas (KPIs de Vendas)?

Há os mais variados KPI de vendas, hoje em dia. Entre os principais estão a taxa de conversão, ticket médio, CAC, Ciclo de Venda, Churn Rate, Taxa de Follow Up. Ficou perdido?

Calma, pois todas essas métricas serão detalhadas nos tópicos seguintes. Mas antes vamos entender a importância de analisar esses indicadores de vendas

Por Que Analisar KPIs de Vendas É Importante?

Analisar as KPIs de vendas é importante para que você entenda se as suas ações estão no caminho certo. Além disso, esses indicadores de desempenho de vendas também são as melhores alternativas para gerenciar o time comercial de forma mais assertiva. 

Pense o seguinte: quanto mais as suas ações forem direcionadas e assertivas, mais possibilidades de efetivar uma venda, você terá. 

Esses números podem indicar, por exemplo, os impactos de uma crise econômica no seu negócio, o gasto para adquirir um cliente, a quantidade de prospects que, de fato, se tornam clientes e muito mais. 

Com os indicadores de venda, é possível conhecer os gargalos da sua operação e redirecionar as suas estratégias para evitar prejuízos e otimizar resultados. 

Como Desenvolver Uma Visão Estratégica na Análise dos Indicadores de Venda?

Para desenvolver uma visão mais estratégica sobre os indicadores de venda, é preciso entender o que cada métrica quer dizer sobre seu negócio ou ações. 

Isso porque, cada KPI de venda analisa um aspecto de uma estratégia, como o valor médio do produto ou serviço, o número de prospect que se tornam clientes, o custo para conseguir um cliente e por aí vai. 

Você pode estar se perguntando, mas como escolher e analisar esses indicadores se eu nem sei quais são? No universo de inúmeros KPIs de vendas, há 6 indicadores que não podem faltar na sua análise. Dá uma olhada!

6 Exemplos de KPIs de Vendas

kpi de vendas

Os principais KPIs de vendas, seja do mercado imobiliário, e-commerce ou do setor de serviços, são o CAC,  ticket médio, taxa de conversão, churn rate, taxa de follow up e ciclo de venda.

Entenda melhor esses indicadores de desempenho de vendas.

CAC

Já ouviu falar em CAC ou custo de aquisição por cliente? Saiba que esse indicador de venda está relacionado com o investimento feito para tornar um consumidor em cliente, considerado um dos principais KPIs de vendas

Para encontrar esse número, você deve saber qual o investimento total realizado para conseguir um cliente, que inclui campanhas de marketing, gastos na venda e etc. 

Com esse número em mãos, para saber o CAC, é necessário conhecer a quantidade de clientes gerados em um período e, depois, dividi-los pelo investimento total. 

Ticket Médio

Outro KPI de venda muito importante para o seu negócio é o ticket médio, um indicador que demonstra quanto os seus clientes gastam, em média, na sua empresa. 

Esse indicador está relacionado diretamente com o faturamento de um negócio. Para medi-lo, você deve dividir o faturamento total pelo número de pedidos gerados.

Taxa de Conversão

Se a taxa de conversão é um indicador de venda novo para você, saiba que ele é muito importante para o setor comercial.

Isso porque, ele é capaz de avaliar a eficiência do seu time, já que ela está relacionada ao número de oportunidades geradas em comparação com aquelas que foram convertidas em vendas.

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de pedidos pela quantidade de oportunidades geradas. Depois, multiplique por 100 para obter o resultado em percentual.

Churn Rate

O churn rate é um KPI de vendas que mede o número de clientes que deixaram de fazer negócios com a sua marca em um determinado período. De forma resumida, essa métrica mede a taxa de cancelamento do seu negócio. 

Taxa de Follow Up

Follow Up é uma métrica responsável por fazer o  acompanhamento que o vendedor realiza em um processo de venda de um produto ou serviço. 

Essa é uma forma de entender como está a eficiência da sua equipe de vendas e de que maneira o seu vendedor aborda e interage com o seu cliente. 

Ciclo de Venda

O ciclo de vendas é um indicador de desempenho de vendas que determina o tempo necessário para que um consumidor faça uma compra desde o primeiro contato com a sua marca.

O objetivo é estreitar o ciclo de venda, diminuindo o tempo gasto na etapa de convencimento para, consequentemente, ter mais vendas.

Conclusão

Se você atua no mercado imobiliário, tem uma empresa do ramo ou é um profissional autônomo, saiba que acompanhar os KPIs de vendas é essencial para o sucesso do seu negócio, pois, com elas, é possível medir o desempenho das suas ações. 

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