Publicado em 07/07/2022 às 18:00

Compra

O Que É Drywall: Vantagens, Desvantagens e Principais Mitos!

Você sabe o que é drywall? Trata-se de um sistema de construção a seco industrializado, já que ele não usa água, nem mesmo em quantidades mínimas.

Esse elemento usado na construção civil possibilita uma construção muito mais limpa, sem a necessidade de usar argamassa ou qualquer outro tipo material, sendo muito usado em outros países.

Vamos entender um pouco mais sobre para que serve o drywall, o que é, vantagens, desvantagens e muito mais? Confira!

O Que É Drywall?

o que é drywall

O drywall é um sistema de construção a seco com diferentes perfis, como tratamento acústico ou e placas de gesso. 

O drywall é usado, principalmente, como um recurso de design para criar paredes e tetos personalizados. A vantagem é que a sua instalação é rápida instalação, tornando o queridinho nas construções em razão das suas facilidades. 

Além de entender o que é drywall, saiba que as construções com esse sistemas são mais baratas e leves, por isso, tem ganhado espaço no setor construtivo brasileiro. 

Como Surgiu Drywall?

O drywall surgiu em 1898 nos Estados Unidos, sendo desenvolvido por Augustine Sackett, um empresário norte-americano, que  revolucionou a construção civil ao criar um sistema de construção, que utiliza painéis ou “chapas” feito de gesso revestido com papel cartão nas duas faces. 

Muito usado na Primeira Guerra Mundial, o drywall parede ganhou espaço em outros países da Europa, Ásia, América Latina e África. No Brasil, ele chegou na década de 1970 e se popularizou por ser um sistema econômico e funcional. 

Quais as Vantagens ao Se Utilizar Drywall?

O drywall parede garante muitas vantagens em uma construção, como ganho de espaço interno, já que a espessura da parede é menor. 

Possui uma vedação leve, que gera maior economia na estrutura e na fundação do prédio. Sem contar que o acabamento também é bem semelhante ao da alvenaria e possibilita pintura e decorações arrojadas, garantindo uma beleza visual.

Ao ser usado com a laje nervurada, o drywall parede cria edifícios com ótima flexibilidade arquitetônica, o que possibilita alterações sem grandes problemas.

Além disso, o drywall garante uma construção otimizada, menos desperdícios de materiais e menos mão de obra. 

Sem contar que ele oferece maior precisão dimensional dos componentes do sistema. Agora que você sabe o que é drywall, vamos entender como esse sistema funciona.

Como Funciona o Sistema Drywall?

O sistema drywall parede é um conjunto feito por um núcleo de gesso e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. 

Nesse sistema, o gesso é um elemento que confere resistência à compressão à tração, fazendo dele um material altamente resistente mecanicamente.

As chapas de drywall, usadas na construção de forros e paredes, são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que tem o papel de sustentar as placas com parafusos, além de usar massas e fitas para acabamento no material.

Quais São os Principais Mitos Sobre o Drywall?

o que é drywall

Sabendo o que é drywall, vamos conhecer os principais mitos sobre esse sistema construtivo? Confira!

Drywall e a Umidade

Quando o assunto é resistência à umidade, saiba que isso dependerá do local onde o sistema será instalado e também da umidade do ambiente. 

Isso porque, o drywall de parede foi criado para ser aplicado em áreas internas, já que o sistema não suporta grandes pesos, como telhados ou lajes, mas é sim, recomendado para o uso em áreas úmidas como cozinhas e banheiros.

Inclusive, há placas desenvolvidas para esses locais, já que elas possuem hidrofugantes, que protegem a superfície contra vapor condensado, respingos e derramamentos, que são chamadas de“placas verdes”.

Mas é bom ficar de olho, pois em áreas muito molhadas, como o box do banheiro, é preciso fazer a impermeabilização da parede. 

Isolamento Térmico e Acústico

Sabendo o que é drywall, muitas pessoas questionam sobre o isolamento térmico e acústico do sistema. A boa notícia é que essas placas oferecem um bom  isolamento termoacústico. 

Aliás, esse isolamento pode ser potencializado ao incluir entre as chapas de drywall de parede lã de rocha ou lã de vidro, para absorver, atenuar e isolar sons, além de estabilizar a temperatura.

Drywall É Resistente?

Mesmo tendo uma pequena espessura das placas, o  drywall de parede é um material, que pode resistir a tremores, choques e vibrações sem que haja danos em sua estrutura. 

Sem contar que ele comporta a instalação de portas, suportando impactos como movimentos e batidas. Porém, os fabricantes recomendam que a instalação seja feita por profissionais especializados, para garantir a eficácia do produto. 

Uso de Revestimentos em Parede Drywall

As paredes em drywall são capazes de receber acabamentos e revestimentos como pastilhas, pintura, laminados, texturas, cerâmicas, madeira, etc. 

Porém, recomenda-se o assentamento com massa específica para proporcionar a aderência ideal do produto. Lembrando que materiais muito pesados precisam de cantoneiras para que seja feita a distribuição uniforme das cargas nos montantes metálicos.

Conclusão

Ficou claro o que é drywall para você? Lembre-se que, na hora de usar esse recurso, é preciso contratar profissionais especializados para garantir a durabilidade do material.

Se você está em busca de terrenos para construir ou casas prontas, conheça a Urbay, um portal completo que reúne casas, apartamentos e terrenos das principais empresas do mercado imobiliário do Brasil.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre os melhores imóveis para morar com a sua família ou investir com segurança e ótimos retornos.

 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok