Publicado em 07/07/2022 às 18:10

Venda

Saiba o Que É Persuasão e Como Desenvolver a Habilidade!

Na hora de fechar uma venda, a persuasão é uma das estratégias mais eficazes para convencer o potencial cliente  sobre a compra de um produto ou serviço.

Mas você domina a arte de persuadir e convencer que os prospects que a solução que comercializa é a mais indicada para resolver seus problemas ou mesmo atender suas necessidades e preferências?

Vem com a gente, pois vamos te explicar o poder de persuasão e como desenvolver essa habilidade. Confira!

O Que É Persuasão?

persuasão

A persuasão é, basicamente, a capacidade de convencer uma pessoa a agir ou pensar da forma que você deseja.

No âmbito comercial, a persuasão é definida como a habilidade de levar uma pessoa a comprar um produto ou serviço. Entretanto, nem todos os vendedores dominam a arte de influenciar seus compradores. 

Aliás, essa habilidade não é um tom, mas sim uma técnica que pode ser desenvolvida aos poucos. 

Quais as Diferenças Entre Persuasão e Manipulação?

Persuasão e manipulação não são a mesma coisa. Persuadir é o ato de influenciar uma pessoa a tomar uma decisão com base nos seus desejos ou intenções. 

Já a manipulação é o ato de fazer com que uma pessoa faça algo apenas a seu favor, sem oferecer benefícios para ela, mas sim para você.

Qual o Poder da Persuasão nas Vendas?

A persuasão em vendas é algo que pode ser desenvolvido, já que há técnicas eficientes que podem ser aprendidas. 

Para você entender, o cérebro do ser humano toma dois tipos de decisões: as rápidas e as longas e ele precisa de estímulos para tomar suas decisões. 

Nesse sentido, o vendedor pode usar palavras e gatilhos que despertam sensações, o desejo ou a necessidade de compra. 

O poder de persuasão nas vendas está associado com a valorização de uma oferta, o destaque do produto ou da marca em relação à concorrência e também o uso de uma comunicação assertiva e direcionada para o convencimento do prospect.

Mas se não ficou muito claro para você o poder da persuasão na hora de vender seu produto ou serviço, no tópico abaixo, apresentaremos as principais técnicas de convencimento. Continue lendo!

Quais São as Principais Técnicas da Persuasão Para Utilizar em Vendas?

A persuasão não é uma habilidade tão fácil de ser desenvolvida Sendo assim, é preciso de um profundo conhecimento de técnicas para utilizar na hora de convencer o seu cliente. 

Selecionamos algumas armas de persuasão para usar durante os seus processos de vendas. Confira!

Reciprocidade

Uma das técnicas mais usadas nesse processo é a reciprocidade. Isso porque, as pessoas gostam de retribuir gentilezas ou mesmo favores.

Sendo assim, ao conceder um benefício em um processo de venda, a tendência é que o prospect fique mais favorável a devolver o gesto, que pode ser a compra do produto. 

Então, em uma venda, tente oferecer algum benefício, como facilitar as condições de pagamento, um brinde ou qualquer outra vantagem. 

Prova Social

Outra técnica de persuasão é a prova social, já que as pessoas têm a necessidade de conhecer a experiência de outras pessoas ao comprar ou produto ou fechar um negócio. 

Por isso, se possível, reúna as avaliações positivas de outros clientes. Esse cuidado gera mais confiança ao cliente para decidir pela compra. 

Afeição

Entre as armas de persuasão está a afeição. Quando um cliente se identifica com a sua marca, a tendência é que faça negócio com a sua marca, pois ela estabelece uma conexão afetiva. 

Dessa forma, é possível usar diversas técnicas no sentido de criar afeição com os seus clientes e levá-los até a decisão de compra. 

Uma dica é observar as características do cliente e encontrar pontos em comum e explorá-los para criar essa afeição e confiança do cliente.

Autoridade

A autoridade é algo que influencia na hora da compra, já que as pessoas sentem muito mais segurança ao fazer uma compra, sabendo que a marca é consolidada no mercado. 

Na hora de colocar as artes da persuasão em prática, saiba que de forma consciente ou inconsciente, as pessoas ficam muito mais propícias a comprar de quem ela confia. 

Comprometimento e Consistência

O ser humano busca, de forma geral, ser consistente e comprometida nos mais diversos aspectos. Na hora de persuadir seus clientes, isso também não é diferente.

Nesse sentido, se você oferece um teste grátis para um software ou agenda uma visita em uma casa que pretende comprar, a tendência é que ele cumpra o combinado, pois a palavra e a consistência ainda tem muito valor para as pessoas. 

Escassez

No processo de persuasão, outra técnica muito eficiente é a escassez. Aquela sensação que podemos perder algo gera uma resposta automática do cérebro, fazendo a pessoa reagir e não deixar essa oportunidade passar, como uma compra. 

Por isso, ao anunciar um produto ou serviço, procure utilizar argumentos, como tempo limitado, últimos dias, etc. Isso vai gerar uma sensação de urgência e as chances de fechar um negócio aumentam consideravelmente,

Quais as Características Essenciais em Uma Pessoa Persuasiva?

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Uma pessoa com poder de persuasão tem facilidade para se comunicar  e relacionar, além de ter sempre bons argumentos para mostrar uma vantagem ou uma linha de pensamento. 

Além disso, as pessoas persuasivas são amáveis, gentis, extrovertidas, conhecem o ambiente em que está inserido, usam linguagem corporal positiva e sabem como ninguém contar boas histórias.

Conclusão

Depois do nosso artigo, ficou mais fácil usar a  persuasão para melhorar as suas vendas, não é mesmo? Coloque as estratégias maia eficientes em prática e a veja suas vendas aumentarem.

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