Publicado em 10/05/2022 às 18:16

Venda

Entenda o Que É Rapport e 6 Técnicas Para Aumentar Suas Vendas!

Você sabe para que serve o rapport, o que é e como usá-lo para aumentar as vendas do seu negócio?

Saiba que esse termo tem origem no idioma francês e quer dizer “criar uma relação” ou “trazer de volta”, uma estratégia desenvolvida para criar uma relação empática com outra pessoa, na tentativa de estabelecer uma comunicação com menos resistência. 

Quer entender mais sobre o que é rapport e como usá-la a favor do seu negócio? Vem com a gente!

O Que É Rapport?

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Rapport é um conceito usado na área de vendas para criar uma ligação empática com o potencial cliente por meio de uma comunicação leve, harmônica e afetiva. 

Para entender, de fato, o que é o rapport, é preciso que você saiba que essa estratégia é basicamente uma imitação de tom de voz, ideias, gestos e estilos usados entre interlocutores para tornar a conversa mais harmônica. 

Com isso, fica mais fácil entender as dores do seu prospect, gerando mais empatia e permitindo que o potencial cliente receba as informações sobre a sua marca de um jeito mais aberto, aumentando as chances de vendas. 

Qual a Importância do Rapport na Comunicação de Venda?

O rapport é importante em uma estratégia, pois ele está relacionado principalmente com a criação de um diálogo afetivo com um cliente.

Essa estratégia é importante em uma conversa com um prospect para que ele consiga entender com clareza os valores da sua marca, recebendo as informações de uma forma mais aberta para conquistar a venda. 

Quais os Benefícios do Rapport?

O rapport garante muito benefícios para um processo de venda, já que ele tem como objetivo criar uma afinidade com o seu potencial cliente, a fim de estabelecer um diálogo mais harmonioso. 

O rapport traz benefícios também como a conquista da confiança dos clientes, a obtenção de um relacionamento sólido e de longo prazo com seu público, além de tornar a sua marca referência em atendimento de qualidade. 

6 Técnicas Para Aplicar o Rapport

Para aplicar o rapport é importante seguir algumas técnicas que contaremos a seguir. Confira como usar o rapport e as técnicas mais eficazes para ter sucesso. 

Espelhamento

Uma das técnicas usadas do rapport é o espelhamento, que consiste, basicamente, em uma espécie de reflexo, onde os movimentos corporais e elementos de linguagem do seu interlocutor são espelhados.

Para você entender, você replica expressões faciais, postura, linguagem corporal, tom de voz, gestos e também a forma como o seu potencial cliente leva a conversa. Mas a dica aqui não é imitar o prospect, mas sim estabelecer uma mesma sintonia.

Ofereça Um Quick Win

Não basta saber para que serve o rapport, o que é e sua importância, é preciso entender suas principais técnicas, como a quick win, que são ações rápidas para melhorar o desempenho de uma conversa.

Em uma ligação, ofereça, por exemplo, uma dica rápida para a solução de um problema, o que gera uma boa sensação e aumenta a possibilidade de venda. 

Chame Pelo Nome

Outra regra do rapport é chamar sempre o seu prospect pelo nome, afinal, todo mundo gosta de ser tratado com cordialidade, não é mesmo?

Essa estratégia cria uma sensação de proximidade, gerando uma maior afinidade entre os dois lados.

Seja Otimista

Seja otimista durante a conversa. Nada melhor do que conviver com pessoas positivas, não é verdade? Então, leve para  diálogo sempre assuntos interessantes e otimistas.

Demonstre para o cliente a leveza da sua empresa e as vantagens que ele pode ter ao fechar um negócio. 

Evite Julgamentos

O rapport recomenda que o vendedor evite os julgamentos sobre as pessoas, questões e marcas. 

Sendo assim, jamais coloque as suas ideias e preconceitos nesse tipo de conversa, pois isso dificulta a conexão com o seu prospect

Tenha Paciência Com o Cliente

A regra é ter paciência com um cliente, além de tratá-lo com educação e cordialidade em todas as situações. Sabemos que nem sempre é fácil manter a calma diante de atitudes desagradáveis, mas em um processo de venda, ter paciência é primordial. 

Entenda o timing das outras pessoas, seja tolerante e, acima de tudo, saiba ouvir. 

Como Usar o Rapport do Jeito Certo Para Aumentar as Vendas?

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O rapport é uma estratégia consolidada no mercado há anos e, acredite, ela gera muito resultado, porém, você deve seguir todas as técnicas para potencializar as vendas da sua empresa. 

Utilize as nossas dicas com cautela e introduza aquelas que você considerar importante de acordo com o perfil do seu cliente. 

Aliás, para aumentar as vendas do seu negócio, é preciso conhecer as dores, necessidades e intenções do seu cliente para estabelecer uma relação sólida, harmônica e leve, trazendo as melhores soluções para as objeções do seu prospect

Conclusão

Agora que você sabe para que serve o rapport, o que é e a sua importância em uma estratégia de vendas, chegou a hora de colocar todas as técnicas em prática. Atua no mercado imobiliário e quer aumentar as vendas do seu negócio? 

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