Publicado em 18/10/2022 às 11:09

Compra

Saiba O Que Significa Tabela Price E Como Fazer O Cálculo

Na hora de financiar, não basta escolher o imóvel dos seus sonhos. Você deve entender quais são os juros praticados e os métodos de amortização mais usados. Um deles é a Tabela Price, uma das possibilidades de amortização de financiamentos mais usadas no Brasil.

Conhece? Sabe como calcular?

Bom, entender esses pontos é importantíssimo para que você escolha o financiamento mais adequado para o seu orçamento e com as taxas que cabem no seu bolso. Vem com a gente, pois vamos te explicar tudo, confira!

O Que Significa Tabela Price?

Tabela Price

É um método de amortização criado pelo francês Richard Price, no no século XVIII, para possibilitar o pagamento de aposentadorias e pensões.

Porém, anos depois, esse mesmo sistema passou a ser utilizado no mercado financeiro do Brasil para financiamento imobiliário.

Hoje, inclusive, ele é um dos meios de parcelar compras realizadas a longo prazo mais usados pelos brasileiros. Nessa modalidade, as parcelas quitadas de um financiamento permanecem nas mesas durante todo o contrato.

Como Funciona A Tabela Price?

A tabela Price é um sistema de amortização que oferece o mesmo valor de parcelas ao longo do período de pagamento, ou seja, a primeira e a última parcelas não têm alteração.

Além disso, o cálculo dos juros é realizado sobre o valor total financiado, sendo que as primeiras prestações são calculadas tendo como referência o pagamento dos juros. A amortização é destinada para as últimas parcelas do financiamento.

Quais Os Tipos De Amortização?

Além da tabela Price, o mercado financeiro oferece ainda diferentes tipos de amortização. confira os principais:

  • Sistema de Amortização Misto: cálculo por meio das médias da Price e SAC.
  • Sistema de Amortização Constante : a amortização é contínua e a mesma em cada período.
  • Sistema de Pagamentos Variáveis: pagamentos diferenciados.
  • Sistema de Pagamento Único: único pagamento quando termina.
  • Sistema Alemão: as prestações são as mesmas e os juros são pagos de forma prévia, exceto primeiro valor pago que é semelhante aos juros praticados no momento da transação.
  • Sistema Americano: pagamento na conclusão do finaciamento com juros pré-definidos em cada período.

Qual A Diferença Entre Tabela Price E Sac?

A diferença entre tabela price e SAC está, principalmente, no formato e na agilidade da amortização.

No SAC, as prestações têm um valor mais alto no início e menores na fase final, pois há a amortização mensal dos valores.

Já na tabela price, como explicamos, as parcelas começam são fixas durante o prazo de financiamento.

Qual A Vantagem Da Tabela Price E Do Sac?

A vantagem do sistema Price é que o valor da parcela é o mesmo durante o prazo de financiamento. Por outro lado, a vantagem do sistema SAC é que as parcelas são mais altas no começo e, durante o prazo de pagamento, elas diminuem gradativamente.

Quais As Modalidades De Contrato Que Usam O Financiamento Price?

A tabela price pode ser usada para contratos no qual o financiamento é de até 80% dos imóveis novos e usados e com o prazo de pagamento de até 360 meses.

Como Simular Um Financiamento?

Hoje em dia, é muito fácil simular um financiamento, já que as próprias instituições bancárias oferecem a possibilidade do mutuário entender o valor que pode obter de carta de crédito e as maneiras de pagamentos oferecidas por cada sistema de amortização.

Tabela Price Ou Sac: Qual É Melhor Financiar?

Tudo depende das suas condições financeiras atuais e das suas projeções para o futuro.

Se você quer pagar parcelas menores, mas para isso, não há problemas se os valores se manterem até o final do pagamento, o sistema price é o melhor.

Mas se deseja reduzir os valores das parcelas ao longo dos anos, mesmo pagando valores mais altos no começo, a SAC é o sistema de amortização ideal.

Correção Monetária: Price Ou Sac Qual O Melhor?

Tabela Price

Independente da sua escolha, os financiamentos tendem a sofrer com as correções monetárias, atualizando o saldo devedor e também os preços das parcelas ao longo do período de pagamento.

Lembrando que essas alterações podem ocorrer de maneira forma prefixada, onde banco faz uma estimativa dos valores e insere essa porcentagem nos juros do financiamento ou na modalidade pós-fixada, onde a correção tem como base um índice de mercado (TR, IGP-M, IPCA), sendo, portanto, calculada após o fim de cada mês.

Inserir shortcode

Conclusão

A tabela Price é um sistema de amortização, operando em formato constante ao longo do período de pagamento.

Isso quer dizer que a tabela SAC mantém os valores das parcelas ao longo do pagamento das prestações, sem aumento ou diminuindo. Porém, o valor dos juros sofre alteração de forma decrescente até o fim da dívida.

Por isso, é importante analisar as suas finanças para entender qual sistema de amortização é mais vantajoso a curto, médio e longo prazo. No nosso portal, é possível tirar todas as suas dúvidas com uma equipe especializada no setor imobiliário.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções para morar ou investir.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok