Publicado em 07/07/2022 às 18:06

Compra

Saiba Qual a Taxa de Financiamento Imobiliário Mais Vantajosa!

Na hora de comprar imóvel para morar ou investir, é sempre importante levar em consideração uma série de aspectos. Um deles é a taxa de financiamento imobiliário, que influencia diretamente no valor da dívida que contrairá com o banco. 

Isso porque, além do valor emprestado, o comprador ainda terá que arcar com tarifa de administração mensal, taxas de juros, sistema de amortização e seguro. 

Vem com a gente e conheça a taxa de juros do financiamento imobiliário praticada pelas instituições bancárias. Confira!

O Que São Taxas de Juros?

taxa de financiamento imobiliário

As taxas de juros são, basicamente, os custos adicionais que uma pessoa paga à instituição bancária na hora de contratar um financiamento imobiliário. 

De forma bem simples, esses valores são o lucro que o banco terá ao emprestar o dinheiro para comprar imóvel.

Como as Taxas de Juros Funcionam?

Para conhecer as taxas de financiamento imobiliário, é importante entender como os juros funcionam, os simples e os compostos. Continue lendo, pois, explicamos de forma simples sobre os juros nos próximos tópicos. 

Juros Simples

Os juros simples são aqueles que não sofrem alteração ao longo do tempo e estão atrelados ao valor inicial do financiamento ou empréstimo.

Sendo assim, um empréstimo que usa juros simples, o tomador do montante pagará sempre a mesma quantia de juros durante o período de pagamento.

Juros Compostos

Já os juros compostos são aqueles praticados pelas operadoras de cartão de crédito quando um cliente atrasa o pagamento da fatura, por exemplo. Esse é conhecido como “juros sobre juros”.

Diferente dos juros simples, os compostos serão aplicados também nos juros ainda devidos. 

Quais São as Taxas Cobradas Para Financiamento dos Bancos?

Para escolher as melhores taxas de financiamento imobiliário, confira quais são as tarifas cobradas pelos principais bancos do Brasil, confira!

Bradesco

O banco Bradesco pratica dois métodos de empréstimo imobiliário, sendo o modelo de poupança e  a TR (Taxa Referencial).

No primeiro caso, trata-se de um índice de correção, usado pelas instituições para fazer os cálculos de rendimento de várias formas, sendo usado, principalmente, em financiamento de imóveis e aplicações em poupança. 

Sendo assim, a utilização da base de juros usa esse índice como referência para definir os valores.

Nessa modalidade de empréstimo, o Bradesco cobra 8,5% ao ano, acrescidos do índice de TR, disponibilizando um financiamento de até 80% do valor total do bem. 

No modelo poupança, a tarifa anual de juros começa a partir de 2,99%, mais o índice de rendimento da poupança.

Itaú

No Itaú, as taxas de financiamento imobiliário também são baseadas em dois modelos: o TR e o Poupança.

No entanto, no Itaú, a taxa é mais baixa, ficando em 8,3% por ano, além de oferecer um valor limite de liberação de crédito de  até 90% do valor do imóvel.

Santander

As taxas de financiamento imobiliário são mais baixas (lembrando que esses números podem sofrer alterações), com 7,99% anuais de taxa de juros, acrescidos da Taxa Referencial. O Santander financia até 80% do valor total do imóvel.

Banco do Brasil

As taxas de financiamento imobiliário estão baseadas também nas mesmas condições do Santander, tendo uma taxa de 3,85% por ano em seus serviços de financiamento, além de oferecer  até 80% do valor do imóvel.

Caixa

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos com as taxas de financiamento imobiliário mais vantajosas do mercado, além de oferecer mais opções para financiar uma propriedade. Existem quatro modelos de juros, sendo eles: Taxa Referencial, poupança, IPCA e fixa.

A taxa fixa, é uma opção de taxa de juros oferecida em algumas linhas de crédito, como nos empréstimos imobiliários.

Já o IPCA é um índice  que leva em consideração os preços praticados ao consumidor, onde é cobrado taxa anual de 3,55% por ano, mais o IPCA.

No caso da Taxa Referencial, o banco disponibiliza a contratação do financiamento com tarifas a partir de 7% ao ano, acrescido da TR. 

Na variação da poupança, as  taxas de financiamento imobiliário são de 3,55% mais o índice de variação da poupança no Brasil, que está atrelada à taxa Selic.

O modelo fixo tem taxas de financiamento imobiliário na casa dos 8,25% anuais, com cobertura do financiamento de até 80% do valor do imóvel.

Lembrando que, normalmente, as instituições bancárias oferecem financiamentos , desde que a pessoa interessada adquira outros serviços oferecidos. 

Como Escolher Uma Linha de Crédito?

taxa de financiamento imobiliário

Antes de escolher o banco ideal, é sempre bom conversar com o seu gerente de cada banco, a fim de entender as taxas praticadas pela instituição bancária.

Esse cuidado é importante para que você entenda se, de fato, terá condições de arcar com todos os custos do financiamento e não comprometer a sua renda mais do que 30% da sua receita.

Conclusão

Agora que você já conhece as  taxas de financiamento imobiliário, ficou mais fácil escolher o banco certo para financiar o seu imóvel. não é mesmo?

Saiba que o melhor lugar para comprar casas, apartamentos e terrenos é na nossa plataforma Urbay pode te ajudar. No nosso portal, você também pode tirar todas as suas dúvidas com uma equipe especializada no setor imobiliário.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções para morar ou investir. 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok