Publicado em 07/07/2022 às 18:14

Compra

Telhas Shingle: Vantagens Deste Modelo e Como Instalar?

Está buscando informações sobre as telhas shingle? Saiba que esse modelo, conhecido também como telhas asfálticas ou telhado americano, tem ganhado espaço, no Brasil, por conta da sua durabilidade, versatilidade, resistência e sofisticação.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse sistema de telhado que é o queridinho nos Estados Unidos, Canadá e Europa? Vem com a gente e conheça tudo sobre a telha shingle, vantagens e desvantagens e muito mais. Confira!

O Que São Telhas Shingle?

telhas single

As telhas shingle compõem um sistema de cobertura altamente eficiente, considerado por muitos o melhor do mundo. 

Esses tipos de telhas podem ser usados tanto em projetos residenciais e comerciais quanto industriais. Trata-se de um modelo leve, impermeável, fácil de instalar e com uma garantia de durabilidade prolongada. 

Quais as Vantagens da Telha Shingle?

As telhas shingle garantem uma série de vantagens, como durabilidade elevada, em razão da sua alta resistência, economia de material utilizado na cobertura, já que esse modelo é muito leve.

Outra vantagem é a vedação total das peças, evitando a possibilidade de goteiras dentro do edifício, em dias de chuvas fortes. Não podemos deixar de citar a beleza, modernidade e inovação das telhas shingle.

A versatilidade também é um dos seus principais benefícios, já que a shingle telha se adequa a qualquer ambiente e tipos de telhados, até os curvos. Além disso, ela também tem uma fácil instalação e é muito leve. 

Qual a Origem da Telha Shingle?

As telhas shingle tem origem nos Estados Unidos, em 1840, quando telhas planas foram usadas nos telhados dos edifícios. Em 1893, o asfalto foi considerado um material excelente para cobertura, quando passou a ser usado nos projetos. 

A instalação era bem parecida com uma cobertura de rolo de asfalto, mas sem os grânulos de superfície. Anos depois, 1897, foram adicionados à superfície do rolo, tornando o telhado muito mais durável. 

As primeiras telhas asfálticas foram desenvolvidas, em 1903 por Henry M. Reynolds, de Grand Rapids Michigan, Estados Unidos. 

A partir da Primeira Guerra Mundial, a produção cresceu das telhas shingle, tornando-se líder no mercado.

Qual a Melhor Telha Inclinação?

A telha shingle é considerada o melhor modelo de inclinação, sendo indicada para inclinação mínima do telhado de 16,66%.

Quais os Tipos de Telhas Shingle?

Há dois tipos de telha shingle, sendo o modelo 3 abas e o laminado. Vamos conhecer um pouco das características de cada um deles. 

Modelo 3 Abas

As telhas shingle 3 abas oferecem 25 anos de garantia, além de serem extremamente resistentes a ventos de até 110 km/h.

Modelo Laminada

Já o modelo de telhas shingle laminada possui um material mais espessa e resistente, oferecendo  30 anos de garantia, além de serem altamente resistentes a ventos de até 220 km/h.

Quanto Custa o Metro da Telha Shingle?

telhas single

O valor do metro quadrado das telhas shingle pode variar, já que esse sistema de cobertura tem diversos componentes. Por isso, é preciso medir o telhado ou o projeto arquitetônico para, depois, determinar os custos. 

Porém, vale ressaltar que o valor das telhas shingle é relativamente mais alto que os modelos convencionais, mas, acredite, esse tipo de telha é muito vantajoso e compensa muito por conta das suas vantagens e estética diferenciada. 

Sendo assim, o investimento passa a ser o mesmo ou até menor que as telhas tradicionais, por conta da sua durabilidade. 

Qual o Tipo de Construção É Utilizada a Telha Shingle?

Desde projetos mais simples aos mais arrojados permitindo a criação de projetos em diversos estilos, com grande inclinação ou curvos. O telhado com telhas shingle pode ser utilizado em construções residenciais, comerciais, industriais ou com função decorativa.

Como Instalar Telha Shingle?

As telhas shingle podem ser instaladas em telhado metálico e de madeira. Elas também precisam do apoio das placas OSB, que servem de base para suas peças e também para a subcobertura, que protege toda a cobertura.

Além disso, para a instalação é preciso fazer o isolamento, com um sistema de cobertura com forro em Drywall e isolamento térmico, proporcionando um melhor desempenho térmico e acústico da edificação.

Somado a isso, é preciso ainda realizar a fixação do sistema de telhado shingle com chapas de madeira, como o OSB.

Essas peças são parafusadas nos perfis da estrutura de cobertura. Depois, as subcoberturas também são grampeadas no OSB. Feito isso, as telhas shingle são aplicadas na subcobertura e no OSB.

Por fim, é necessário ainda a utilização das subcoberturas de água furtada e componentes de ventilação para entrada e saída do ar.

Conclusão

As telhas shingle compõem um sistema de telhado moderno, versátil, durável e bonito, sendo uma boa opção para quem busca todas essas vantagens. 

Procurando as melhores opções de casas e terrenos para morar ou investir? Conheça a  plataforma Urbay, um site completo, dinâmico e intuitivo, que apresenta casas, apartamentos e terrenos das empresas do mercado imobiliário do Brasil.

Acesse o nosso site e encontre o imóvel certo para a sua família.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok