Publicado em 12/04/2022 às 18:24

Construção

Entenda O Que É Planta Baixa, Para Que Serve e Veja 3 Exemplos!

Está à procura de informações sobre o que é planta baixa? Na hora de construir, é muito comum esse termo aparecer nos projetos arquitetônicos e design de interiores.

Mas se você não atua nessa área, certamente, não está familiarizado com o termo, não é mesmo? Então, para te ajudar a entender melhor o que é planta baixa arquitetônica e como ter uma, elaboramos esse artigo com todos os detalhes. Confira!

O Que É Planta Baixa e Para Que Serve?

o-que-e-planta-baixa-e-para-que-serve

Se você quer entender o que significa planta baixa, saiba que trata-se de um desenho técnico em escala, que apresenta os cômodos e paredes, a partir de um corte horizontal imaginário visto de uma altura de 1,50 m do piso.

Essa medida é muito usada nos projetos, pois ela consegue abranger as aberturas de portas e janelas, por exemplo, e outros detalhes. Além disso, esse desenho pode representar um andar de um prédio, um quarto ou mesmo um edifício inteiro com diversos cômodos. 

A planta baixa serve para apresentar ao cliente o projeto arquitetônico de forma detalhada e específica. 

Quais as Principais Características da Planta Baixa?

Além de entender o que é planta baixa, é importante que saiba quais são suas principais características. 

Esse desenho possui linhas que demonstram toda a estrutura de um imóvel, como cotagem, paredes, aberturas de portas e janelas, nível de construção, detalhes de componentes elétricos e hidráulicos e até móveis, etc.

Como Elaborar Uma Planta Baixa?

como-elaborar-planta-baixa

Para te ajudar a compreender melhor esse desenho, vem com a gente e aprenda como fazer uma planta baixa. Confira um passo a passo que elaboramos para você!

Desenhe o Terreno Primeiro

O primeiro passo de como fazer uma planta baixa é desenhar o terreno que, claro, deve ser feito por um profissional. Nesse desenho, é preciso colocar as medidas de forma exata, conforme está descrito na escritura do imóvel

Você pode usar programas de desenho ou fazer tudo à mão em uma folha sulfite. 

Estabeleça as Necessidades

Se você entendeu exatamente o que é planta baixa, certamente, sabe que o desenho do projeto tem que atender às suas necessidades, não é mesmo?

Por isso, entenda primeiramente o que você necessita em termos de comodidade, como tamanho e quantidade de quartos, existência de suíte ou demi-suíte, escritório, sala de jantar, etc. 

Lembre-se também da acessibilidade e mobilidade dos moradores e frequentadores da residência. 

Não Se Esqueça da Iluminação, Ventilação e Recuos

Agora que você já tem a planta baixa com medidas, chegou  a hora de planejar a iluminação, ventilação e recuos da residência.

Além do tamanho e da quantidade de cômodos, preocupe-se também com os pontos de ventilação e iluminação. Sendo assim, o profissional contratado deve desenhar recursos para a entrada de luz e brisa para os ambientes. 

Defina o Nível de Detalhamento do Projeto

Você pode até entender o que é planta baixa, mas se não tiver o nível de detalhamento do projeto, as chances de algo dar errado são maiores. 

Lembre-se que, quanto mais detalhes tiver na planta baixa, mais fácil será realizar adaptações futuras e também mais simples será para visualizar como sua casa vai ficar. 

Tenha descrito onde ficarão as vigas, delimitações, recuos, etc. 

Faça Esboços Para Sua Planta Baixa

Para que serve planta baixa não é mais novidade para você, não é mesmo? Sendo assim, certifique-se de fazer o desenho do jeito certo e com todos os detalhes necessários. 

Faça um esboço para a sua planta antes de obter o desenho final, pois, dessa forma, é possível fazer as alterações e inclusões necessárias. 

3 Exemplos de Plantas Baixas

Não basta saber o que é planta baixa, o ideal é que você possa visualizar exemplos para que não fique dúvida sobre esse desenho. Pensando nisso, separamos 3 exemplos de planta baixa. 

Planta Baixa Humanizada

A planta baixa humanizada é composta por desenhos elaborados e uma incrível riqueza de detalhes como, por exemplo, representação dos móveis, azulejos e pisos desenhados.

Normalmente esse modelo é usado por arquitetos na apresentação de projetos, pois ele é mais fácil de ser visualizado. 

Planta Baixa Técnica

Se você quer saber o que significa planta baixa técnica, ela é feita com linhas que apresentam a estrutura do imóvel, com portas, paredes, janelas, recuos do terreno e outros elementos do projeto.

Com a planta técnica baixa, é possível usá-la como um material de apoio,  Além disso, esse modelo tem ainda marcações de níveis como, por exemplo, altura do piso, existência de degrau, etc. 

Planta Baixa 3D

Diferente da planta baixa humanizada, a planta 3D é um modelo que garante uma visualização excepcional do projeto, já que ele apresenta toda a estrutura de forma tridimensional, com todos os detalhes vistos de maneira clara.

Normalmente, esses projetos são desenvolvidos em programas como o Revit, AutoCAD, e o Sketchup, entre outros. O profissional usará, certamente, aquele que ele preferir. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é planta baixa, para que serve e também já conferiu 3 exemplos, fica mais fácil entender todos os detalhes do seu projeto arquitetônico, não é mesmo?

Além de conhecer as peculiaridades arquitetônicas do seu projeto, saiba que as melhores opções de apartamentos, casas, sobrados, terrenos, em loteamentos ou bairros comuns estão na Urbay.

Nossa plataforma te ajuda a localizar os mais diferentes tipos de empreendimentos em todo o Brasil.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre tudo que sempre desejou para morar ou investir!

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok