Publicado em 11/06/2022 às 15:54

Venda

8 Dicas Para Convencer Cliente Indeciso Para Fechar a Venda!

Sabe aquele cliente indeciso que você tem a maior dificuldade para fechar uma venda ou que dá muito trabalho? 

Então, esse artigo pode te ajudar a driblar as indecisões dos seus potenciais clientes, fechando as vendas muito mais rápidas.

Como um cliente indeciso tem muitas dúvidas, é possível que você não invista nessa venda porque acredita que ele não vai fechar negócio. Mas calma, não é bem assim.

Conheça 8 dicas para convencer o cliente indeciso. Vem com a gente!

Quais São as Características de Um Cliente Indeciso?

cliente indeciso

Um consumidor indeciso tem características, como fazer muitas perguntas, pedir tempo para pensar repetidas vezes, perguntar sobre outras alternativas, consultar frequentemente terceiros, enrolar para fechar negócio, etc.

Tem clientes assim? Continue a leitura!

8 Dicas Para Convencer Cliente Indeciso

Há muitas formas de convencer um cliente indeciso e, para te ajudar nessa etapa, selecionamos 8 dicas infalíveis. Confira!

1. Ouça o Cliente Atentamente, Sem Interromper

Não tem nada pior para um cliente indeciso do que um vendedor que não consegue ouvir as suas dúvidas.

Por isso, em uma conversa, ouça-o com calma, entenda as objeções, procure respondê-las e não o interrompa. Isso também te ajudará a compreender quais as necessidades e preferências do seu cliente indeciso. 

2. Seja Paciente e Educado

Jamais perca a paciência, principalmente, se quer convencer um cliente indeciso. Para não ver sua venda ir pelo ‘ralo’, seja calmo, paciente e educado, mesmo em momentos que ele não for tão legal.

Aliás, a educação cabe em qualquer lugar e sempre é bom ser usada em uma negociação de venda

3. Respeite o Processo da Venda

Para convencer um cliente indeciso, respeite as etapas de vendas, como a preparação do consumidor para a compra, estabeleça um diálogo leve e natural, faça o levantamento de informações para entender as necessidades do seu cliente.

Além disso, apresente as principais características x benefícios do seu produto e serviço, trabalhe as objeções do seu cliente indeciso e, por fim, auxilie-o no fechamento do negócio.

Depois do negócio fechado, faça um pós-venda, pois ele pode indicar o seu produto ou serviço para outra pessoa. 

4. Prepare-se Para Contornar Objeções

Um cliente indeciso é cheio de objeções. Por isso, ao estabelecer um diálogo com ele, tenha em mente todas as questões e dúvidas que ele possa levantar e contorne todas elas. 

Mostre confiança e segurança ao driblar cada um desses pontos. Esse cuidado é importantíssimo para fechar uma venda. 

5. Apresente Cases de Sucesso

Os cases de sucesso são infalíveis para efetivar uma venda. Ao apresentar ao seu cliente indeciso experiências positivas de outros consumidores felizes e satisfeitos, é bem possível que ele se convença e deixe suas objeções de lado, fechando negócio mais rápido. 

6. Descubra o Que Aflige o Cliente

Descubra as necessidades do seu cliente e tudo aquilo que o aflige em um processo de compra. Esse cuidado é fundamental para que você possa apresentar seu produto ou serviço como a solução que ele precisa. 

Por isso, mantenha sempre uma conversa amistosa, próxima e cordial. Demonstre o seu interesse em entender seus problemas e propor soluções. Isso ajudará a convencer o seu cliente indeciso

7. Crie Identificação e Passe Segurança

cliente indeciso

Como já falamos anteriormente, é preciso passar segurança para um cliente indeciso. Por isso, ao contornar suas objeções e apresentar seu produto, mantenha uma postura segura e mostre todo conhecimento ao seu consumidor. 

Além disso, crie identificador do seu cliente indeciso com a sua marca. Mostre a ele que vocês possuem os mesmos valores, formas de pensar e as mesmas ideias.

Crie um relacionamento próximo e leve com o seu consumidor para conseguir fechar uma venda mais rápido. 

8. Procure Solucionar os Problemas do Cliente

Um cliente indeciso busca pela solução dos seus problemas, principalmente, os indecisos. Sendo assim, o seu produto ou serviço precisa atender suas necessidades. 

Por isso, em um diálogo, o ideal é você argumentar todos os pontos positivos do seu serviço e como ele pode ajudá-lo naquele problema específico. 

Conclusão

Sabemos que não é fácil vender para um cliente indeciso, mas, claro, você não pode desistir logo de cara. Há muitos consumidores que não têm certeza da compra, mas precisam de seus produtos e serviços.

Por isso, não deixe de investir em um cliente indeciso, pois ele pode ser a garantia de uma ótima venda. 

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