Publicado em 09/02/2023 às 14:04

Venda

Follow Up: 6 estratégias que vão te ajudar a aprimorar a relação com o cliente

O Follow Up é baseado em um conjunto de estratégias desenvolvidas por empresas, a fim de realizar o monitoramento do processo de venda, garantindo que o contato realizado desde a primeira aproximação atinja o seu máximo potencial de satisfação.

Nesse sentido, entender como se dá o Follow Up e de que maneira ele pode ser implementado é fundamental para garantir o faturamento da empresa, já que a relação com o cliente é o que irá construir uma reputação favorável, o que poderá angariar novas vendas e novos clientes.

Assim, para te ajudar a encontrar as respostas para implementar a técnica em seu negócio, criamos esse artigo! Confira!

O que é Follow Up e para que serve?

Follow Up é uma prática de acompanhamento de resultados ou processos. Geralmente, é usado para verificar o progresso de um projeto, ação ou atividade e para lembrar as pessoas envolvidas sobre etapas específicas que devem ser cumpridas.

O Follow Up é uma ferramenta valiosa para gerenciar processos e ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos. Assim, no setor de vendas, serve para acompanhar o progresso de um cliente em potencial, através do envio de e-mails e mensagens adicionais.

O Follow Up tem como objetivo manter a comunicação aberta e, ao mesmo tempo, ressaltar as vantagens e/ou benefícios do produto ou serviço ao cliente. Isso ajuda a aumentar a confiança no produto, expandindo assim as chances de fechar uma venda.

6 estratégias que vão te ajudar a aprimorar a relação com o cliente

6 estratégias que vão te ajudar a aprimorar a relação com o cliente

6 estratégias que vão te ajudar a aprimorar a relação com o cliente - Reprodução Pixabay

Agora que você já sabe o que é Follow Up ou “acompanhamento”, em tradução livre do inglês, entenda como aplicá-lo no dia a dia do seu negócio e cativar de vez o cliente!

Dica 1. Se esforce para garantir a satisfação do cliente!

O primeiro passo para a implementação do Follow Up é o entendimento que o cliente é o bem mais precioso do seu negócio. Assim, para cativá-lo será preciso manter um contato amigável e prestativo, desde o momento em que o mesmo procura a sua empresa até aquele em que o produto é adquirido.

Nesse sentido, você precisa estar atento às suas necessidades, encontrando meios de oferecer ajuda sempre que for demandada e receber os feedbacks positivos.

Lembre-se que devolutivas positivas são ótimas aliadas, fazendo com que a segurança em seus processos seja validada por clientes reais, que podem vir a se tornar grandes defensores da atuação de sua empresa no mercado.

Para entender quais são as necessidades a serem satisfeitas, você poderá investir em pesquisas do seu público alvo.

Dica 2. Utilize recursos de mensagens eletrônicas

As mensagens eletrônicas, sejam elas e-mails ou apps, como o WhatsApp, são ferramentas de Follow Up incríveis, visto que as mesmas têm o poder de demonstrar a atenção que sua empresa tem com o cliente.

Assim, ao programar mensagens essenciais, você esclarece as principais dúvidas do cliente e atende às suas solicitações. Para isso, deve investir em uma identidade visual no seu perfil, que deverá assumir contas profissionais, tanto no e-mail como no aplicativo.

O e-mail garantirá que você envie instruções, apresente novos serviços oferecidos - através de uma newsletter, por exemplo- e realize pesquisas de opinião.

O WhatsApp business apresenta facilidades como:

  • Mensagens automáticas: enviar mensagens de boas-vindas, respostas prontas a perguntas frequentes e confirmações de entrega aos clientes;
  • Categorização de contatos: organizar contatos segundo interesses comerciais para aprimorar a comunicação e o relacionamento com o cliente;
  • Análise de desempenho: monitorar a performance de mensagens e campanhas de marketing, para garantir que os clientes recebam as melhores experiências possíveis;
  • Integração com sistemas de CRM: integrar a plataforma WhatsApp Business com sistemas de CRM para gerenciar e obter insights sobre conversas com clientes;
  • Automatização de tarefas: automatização de tarefas repetitivas como envio de mensagens, respostas a perguntas frequentes, programação de mensagens e muito mais.

Dica 3. Gerencie o tempo de resposta das dúvidas e solicitações

Responder o cliente em tempo hábil é importante, porque ajuda a construir uma relação de confiança entre o cliente e a empresa. Isso significa que o mesmo se sente valorizado e compreendido, o que pode levar a mais vendas ou a um aumento da lealdade do cliente à empresa.

Além disso, responder rapidamente a um cliente pode ajudar a evitar reclamações e prevenir problemas maiores. Visto que, quando um cliente não recebe uma resposta em tempo hábil, ele pode se sentir ignorado, o que o levará a um sentimento de descontentamento e desconfiança.

Nesse sentido, responder o cliente de forma rápida e empática é uma das estratégias Follow Up mais importantes e eficazes para um acompanhamento efetivo.

Dica 4. Faça pesquisas acerca do seu público-alvo!

Definir o público alvo das suas estratégias Follow Up é essencial para entender quais são as demandas exigidas. Isso porque, o cliente que está iniciando o contato com a empresa, aquele que está finalizando uma compra e aquele que já possui o serviço oferecido exigem diferentes cuidados.

Assim, é necessário entender qual é o seu público e como ele se organiza dentro do seu negócio, criando listas de e-mails, categorias em sites e planilhas e demais formatos que sejam práticos para serem utilizados no dia a dia.

Dica 5. Entenda a frequência ideal (Não exagere!)

Com a modernidade e o entendimento da importância da implementação de técnicas Follow Up, as empresas começaram a realizar contato frequente com o cliente, o que pode sobrecarregá-lo em seu cotidiano.

Assim, é importante evitar ligações e mensagens exacerbadas!

Para isso, identifique a média de idade e atribuições dos seus clientes, escolha dias adequados para o contato e ofereça a opção de cancelamento do serviço eletrônico de mensagens, caso o mesmo demande.

Dica 6. Invista em tecnologia (Aposte no CRM)!

A depender do tamanho do seu negócio, pode ser trabalhoso o processo de identificar e categorizar os clientes. Assim, fica um pouco mais difícil a implementação de um Follow Up que funcione de acordo com a sua necessidade.

Mas, não se preocupe! Com a tecnologia, programas de software foram criados para realizar agrupamentos de clientes de forma prática e rápida, categorizando-os por idade, localização no funil de vendas, quantidade de contatos com a empresa e muito mais.

Assim, basta investir na opção mais vantajosa de um software CRM para o seu negócio, para então acessar relatórios e automatizar o envio de mensagens, ampliando consequentemente a quantidade de clientes e sanando a demanda do empreendimento.

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