Publicado em 03/05/2022 às 17:01

Venda

Entenda O Que É Funil de Vendas e Como Criá-lo Para Vender Mais!

Funil de vendas é uma das principais e mais efetivas estratégias comerciais para empresas dos mais diversos setores, inclusive, do segmento imobiliário. 

E você, já utiliza essa estratégia no seu negócio? Sabe o que é e como usá-la a favor das suas vendas? 

Se tem interesse em aumentar as oportunidades da sua empresa e faturar muito mais, você precisa entender mais sobre funil de vendas. Vem com a gente!

O Que Significa Funil de Vendas?

o-que-e-funil-de-vendas

É uma metodologia que descreve a jornada do cliente, desde o primeiro contato com uma marca até o fechamento do negócio ou compra de um determinado produto.

Para você que quer entender o que é funil de vendas, saiba que ele é composto por várias fases, cuja finalidade é dar respaldo à jornada de compra dos potenciais clientes de uma determinada organização.

Como O Funil de Vendas Funciona?

Ele é, na verdade, um processo homogêneo, porém, ele acontece em diversas etapas, já que em uma fase de compra de produto ou serviço, o cliente passa por momentos diferentes até chegar a etapa de aquisição. 

O processo de funil de vendas acontece desde quando ele entende que tem uma necessidade, seja ela comprar um imóvel ou adquirir um produto qualquer, seguindo até a etapa das do reconhecimento do problema, a consideração de solução para, depois, seguir até a decisão de compra.

Por Que O Seu Funil de Venda É Importante?

qual-a-importancia-do-funil-de-vendas

O funil de vendas é uma ação importante para potencializar seus negócios e gerar mais oportunidades em  um tempo menor, mas com total assertividade. 

Além disso, esse processo de venda também permite que as empresas implementem ações e possam atuar nas dores e necessidades do cliente no momento certo. 

Sendo assim, adotar o funil de vendas no seu negócio imobiliário, por exemplo, garante maior previsibilidade dos resultados, pois, você consegue acompanhar o número de pessoas interessadas no seu produto em cada fase de relacionamento. 

A partir disso, é possível ter um aproveitamento maior das oportunidades, além de dar mais clareza na visualização das etapas e quais são as necessidades de melhorias.

Quais As Etapas Para a Construção do Funil de Vendas?

Para entender como acontece a criação de um funil de vendas, elaboramos um passo a passo simples para compreender melhor esse processo. Confira!

Faça o Mapeamento da Jornada de Compras

O primeiro passo do funil de vendas é mapear a jornada de compras do seu cliente. Nessa etapa, é preciso elaborar uma série de perguntas para definir o perfil do cliente ideal, com os principais questionamentos e os motivos que o levam a comprar um serviço ou produto.

Sendo assim, busque o maior número de informações relevantes sobre o seu cliente para criar ações mais direcionadas.

Estabeleça os Milestones do Processo

O próximo passo é se aprofundar nas etapas, que vão além da fase de consciência, consideração e decisão.

Nesse momento, é preciso implementar os milestones, que são espécies de pontos que demonstram a maturidade do cliente nesse processo.

Com elas, você consegue saber quando um potencial cliente entrou em nova etapa do funil de vendas e quais devem ser as próximas estratégias até a efetivação da compra. 

Elabore as Etapas do Funil de Vendas

As etapas devem ser planejadas no sentido de garantir maior suporte à jornada de compra, apresentando o valor do produto ou serviço para que o potencial cliente chegue até a etapa final.

Por isso, fique de olho nos gatilhos de passagem do cliente entre as etapas, pois, cada um deles sinaliza os interesses do seu potencial cliente.

Otimize e Escale o Funil de Vendas

Agora que tem um funil de vendas, você precisa escalar o processo de vendas em busca das conversões. O ideal é dividir as etapas em otimização e escala.

No caso da otimização, saiba que ela deve ser definida a partir de indicadores de desempenho da atividade e das taxas de conversão entre fases.

Com isso, é possível determinar quais devem ser as ações para atingir os objetivos traçados e tornar o processo escalável. 

O Que É Jornada de Compras?

Basicamente, a jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de concluir um processo de compra de um produto ou serviço. 

Nesse sentido, a jornada de compra conta com 4 etapas, que são elas:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento da dor;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Quais São os Erros Mais Comuns ao Construir Um Funil de Vendas?

Para criar um funil de vendas, é preciso evitar alguns erros, como estabelecer muitas etapas em um funil, o que pode comprometer a experiência do usuário. 

Evite usar linguagem muito complicada e não pule etapas, pois, todas elas são importantes para o amadurecimento do potencial cliente até a compra. 

Conclusão

Ficou mais claro o que é funil de vendas e como ele pode ser determinante para o fechamento de novos negócios? Então, chegou a hora de colocar as estratégias em prática.

Além de desenvolver ações certas, saiba que os melhores imóveis para venda estão no nosso site Urbay, uma plataforma completa, que oferece os mais diversos tipos de empreendimentos das empresas mais confiáveis do setor e com preços diferenciados. 

No nosso site, você encontra atendimento com especialistas altamente qualificados e você pode escolher os melhores canais de atendimento, como WhatsApp, telefone, chat, e-mail, Facebook e Instagram. 

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para vender.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok