Publicado em 02/05/2022 às 17:00

Venda

Entenda O Que É Taxa de Conversão e Como Calcular Esse Indicador!

A taxa de conversão é uma métrica muito importante para medir os resultados de ações, especialmente, em estratégias de Marketing Digital. 

Já ouviu falar sobre esse tema e quer entender como funciona? Então, continue lendo esse artigo, pois você vai aprender tudo sobre essa métrica e como fazer o cálculo de um jeito fácil. Vem com a gente!

O Que É Taxa de Conversão?

o-que-e-taxa-de-conversao

A taxa de conversão é, basicamente, uma métrica utilizada em estratégias de marketing digital para medir o número de pessoas que percorrem as etapas de um funil de vendas

Esse número demonstra qual a porcentagem das pessoas que, de fato, convertem nas diversas fases do funil e quais geram resultado ou não para o seu negócio.

Qual a Importância de Calcular a Taxa de Conversão?

Calcular a taxa de conversão é fundamental, pois, por meio dessa análise, você consegue identificar possíveis erros ou no funil de venda. Com isso, é possível criar estratégias para assertivas no sentido de obter melhores resultados. 

Lembrando que a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes nos processo de vendas, já que ela possibilita descobrir quais as ações que geram mais clientes e que performam de maneira satisfatória. 

Como Calcular a Taxa de Conversão?

Para calcular a taxa de conversão, não precisa se preocupar, pois, o processo é muito simples. Você só precisa dividir o número de conversões pela quantidade de visitas ou contatos recebidos. 

A fórmula da taxa de conversão é:

(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)

A taxa de conversão de vendas apresenta a porcentagem de leads que se tornaram clientes. 

Qual a Taxa de Conversão Ideal?

Para entender qual a taxa de conversão ideal para o seu negócio, é preciso, primeiramente, analisar quais são os objetivos da estratégia do negócio.

Somado a isso, você precisará compreender ainda qual a taxa média de conversão do mercado imobiliário, por exemplo, para descobrir como seu negócio está em comparação com os seus concorrentes

Aliás, para garantir resultados sempre positivos, o ideal é manter uma análise constantemente para obter insights importantes e promover ações para aumentar a taxa de conversão.

Como Determinar se a Minha Taxa de Conversão É Boa?

A verdade é que não basta saber como calcular a taxa de conversão, é preciso saber como determinar se ela é boa ou não para as suas estratégias e o que elas, de fato, significam.

Isso porque, a taxa de conversão pode variar de acordo com o seu nicho de mercado. Sendo assim, a maneira ideal de descobrir se essa métrica está boa ou não é conhecer os números do seu segmento.  

Quais as Estratégias Para Melhorar a Taxa de Conversão?

estrategias-para-melhorar-taxa-de-conversao

A taxa de conversão é uma métrica que, normalmente, faz parte de uma estratégia mais completa de marketing digital, que leva em consideração algumas ações importantes. 

Confira quais são elas:

Testes A/B

Uma das estratégias mais importantes é o teste A/B que é, na verdade, a base do CRO. Trata-se da comparação entre duas versões de uma mesma estratégia, como um e-mail marketing, por exemplo, com pequenas diferenças entre elas.

Essas duas versões são disponibilizadas, ao mesmo tempo, para entender como cada uma das suas peculiaridades interferem nas conversões.

Proposta de Valor

Para ter uma boa taxa de conversão, é preciso apresentar ainda uma proposta de valor. Ou seja, você precisa mostrar para seu potencial cliente, de fato, o que ele precisa ou deseja ver. 

Sendo assim, a proposta é comunicar o valor do seu produto, como um sobrado, por exemplo, apresentando as vantagens e o porquê esse imóvel é o que ele precisa. 

Gatilhos Mentais

Outro ponto para ter uma taxa de conversão satisfatória é usar gatilhos mentais, que são elementos de persuasão altamente eficientes.

Há vários gatilhos que você pode usar em uma estratégia de venda de imóvel, como os seguintes:

  • Escassez: ofereça poucas unidades deste tipo de imóvel, pois isso gera um grande valor ao cliente;
  • Urgência: ofereça descontos por tempo determinado, pois, esse é um apelo eficiente para o lado imediatista, fazendo com que seu cliente aja rapidamente para aproveitar a condição;
  • Exclusividade: ofereça imóveis com condições exclusivas para um grupo de pessoas; por exemplo, fazendo com que seu potencial sinta-se especial;
  • Medo da perda: mostre que seu cliente pode perder a oportunidade da vida, se deixar de responder um email, etc. 

Linguagem Simples

Por último, para obter uma boa taxa de conversão, use uma linguagem simples que comunique os valores do seu negócio, as vantagens do imóvel, etc. 

Não complique a comunicação, pois ela só vai criar obstáculos para seu potencial cliente fechar uma comprar. 

Como Acompanhar a Taxa de Conversão?

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão e como calcular, é extremamente importante entender como acompanhar essa métrica, afinal, esse cuidado será determinante para o sucesso das ações. 

Uma das formas mais eficientes para acompanhar a taxa de conversão é por meio do Google Analytics, uma ferramenta do Google, que oferece relatórios precisos, desde que você utilize um site.

As redes sociais também oferecem recursos de análise. Sem contar que plataformas de CRM disponibilizam ainda esse recurso de acompanhamento. 

Conclusão

A taxa de conversão é uma métrica importante para todos os segmentos. Sendo assim, se você quer acompanhar e entender se suas ações de venda estão dando resultado, a taxa de conversão vai te ajudar nisso. 

Na hora de vender imóveis, conheça o nosso site Urbay, uma plataforma completa, que reúne os mais diversos tipos de empreendimentos das empresas mais confiáveis do mercado e com preços diferenciados. 

O nosso site oferece atendimento com especialistas altamente qualificados e você pode escolher os melhores canais de atendimento, como WhatsApp, telefone, chat, e-mail, Facebook e Instagram. 

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas e apartamentos.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok