Publicado em 13/06/2022 às 15:54

Venda

Conheça as Melhores Estratégias Para Prospecção de Clientes!

Você sabe como fazer uma prospecção de clientes para obter os melhores resultados? Certamente, se chegou aqui no nosso artigo é porque está em busca de obter dicas e conhecer as melhores estratégias, não é mesmo?

Então, esse é o artigo certo!

Prospecção de clientes é uma importante etapa do funil de vendas para estabelecer contato com seus prospects e fazer com que ele percorra todo o processo de vendas até a decisão de compra. 

Vamos entender mais como prospectar clientes e melhorar as suas vendas? Vem com a gente!

O Que Significa Prospecção de Clientes?

prospecção de clientes

É um processo de contato com os prospects que possuem potencial de compra de um determinado produto ou serviço. 

A equipe comercial entra em contato com os prospect por meio, ligação, pessoalmente ou Whatsapp que têm mais possibilidades de efetuar a compra.

Por Que Prospectar Clientes É Importante?

Ela é essencial em um processo de vendas, pois é o momento onde um vendedor direciona o potencial cliente para a realização de uma compra. 

Essa estratégia faz com que os prospects possam evoluir no processo de vendas até a decisão de fazer negócio com uma marca, seja a compra de produtos ou serviços. 

Essa estratégia é importante, pois o vendedor se aproxima dos clientes potenciais oferecendo seus produtos ou serviços para resolver os seus problemas.

Quais As Técnicas de Prospecção de Clientes?

O processo de prospecção de clientes conta com diferentes métodos de abordagem, como o Outbound, que faz a abordagem de prospects que não espera o contato de uma empresa, pois não há relacão entre a marca e o cliente. 

Isso pode ocorrer por meio de ligações, telemarketing, e-mails, mala direta, mensagens nas redes sociais, etc. 

Temos também o modelo Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair potenciais clientes a partir de ações nos canais digitais, como SEO, mídia paga e marketing de conteúdo. 

Há ainda o método de prospecção de clientes de canais, onde um parceiro entra em contato com o prospects e também a metodologia mista, quando opta-se pela junção das estratégias de inbound e outbound, por exemplo. 

Quais As Fases da Prospecção de Clientes?

A prospecção de clientes precisa seguir etapas sólidas e consistes para que as estratégias de vendas, de fato, tenham sucesso.

A primeira etapa é a pesquisa sobre os prospects, entender quais são eles, suas necessidades e preferências para, assim, abordá-los da melhor forma.

Feito isso, inicia-se a fase da prospecção, que é a hora de fazer o primeiro contato para apresentação das soluções e o estabelecimento de conexão mais profunda com o seu potencial cliente. 

Na prospecção de clientes, temos ainda a etapa da educação, onde o vendedor entende melhor os comportamentos dos prospect, identificando possíveis objeções sobre o produto ou serviço para auxiliá-lo a optar pela sua solução.

Por fim, chegamos à etapa de fechamento, transformando oportunidades em negócio e realizando a venda de maneira efetiva.

Qual a Diferença Entre Prospecção Ativa e Passiva?

A prospecção e captação de clientes ativa e passiva não são a mesma coisa, embora possam ser complementares. 

A prospecção de cliente ativa é o que chamamos de outbound, quando o vendedor entra em contato com o potencial cliente. 

Já a prospecção de cliente passiva é a oferta de conteúdos e materiais que façam o prospect procurar pela marca. 

Qual a Diferença a Entre Prospecção B2B e B2C?

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B2B (Business-to-Business) é a sigla utilizada para negociações que acontecem entre empresas, onde companhias vendem produtos e serviços para outras organizações. 

Já B2C (Business-to-Commerce) é a sigla para negociação que ocorre entre empresa e o consumidor final, como uma loja de roupas, venda de casa, etc. 

Quais as Melhores Estratégias Para Fazer Prospecção de Clientes?

Para colocar em prática as melhores estratégias para prospecção de clientes, é preciso seguir as etapas que mencionamos em outro tópico. 

Mas, além disso, há algumas ações que potencializam a prospecção de clientes por telefone, pessoalmente ou pelo Whatsapp.

Nesse sentido, crie fluxos de prospecção em vários canais, use 13 tentativas de contato, automatize preenchimento de tarefas, mas não a comunicação.

Conclusão

Saber como fazer prospecção de clientes é fundamental para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento. Por isso, siga as nossas dicas e vá atrás dos prospects que podem se tornar clientes da sua marca. 

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