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Publicado em 13/06/2022 às 15:54
Você sabe como fazer uma prospecção de clientes para obter os melhores resultados? Certamente, se chegou aqui no nosso artigo é porque está em busca de obter dicas e conhecer as melhores estratégias, não é mesmo?
Então, esse é o artigo certo!
Prospecção de clientes é uma importante etapa do funil de vendas para estabelecer contato com seus prospects e fazer com que ele percorra todo o processo de vendas até a decisão de compra.
Vamos entender mais como prospectar clientes e melhorar as suas vendas? Vem com a gente!
É um processo de contato com os prospects que possuem potencial de compra de um determinado produto ou serviço.
A equipe comercial entra em contato com os prospect por meio, ligação, pessoalmente ou Whatsapp que têm mais possibilidades de efetuar a compra.
Ela é essencial em um processo de vendas, pois é o momento onde um vendedor direciona o potencial cliente para a realização de uma compra.
Essa estratégia faz com que os prospects possam evoluir no processo de vendas até a decisão de fazer negócio com uma marca, seja a compra de produtos ou serviços.
Essa estratégia é importante, pois o vendedor se aproxima dos clientes potenciais oferecendo seus produtos ou serviços para resolver os seus problemas.
O processo de prospecção de clientes conta com diferentes métodos de abordagem, como o Outbound, que faz a abordagem de prospects que não espera o contato de uma empresa, pois não há relacão entre a marca e o cliente.
Isso pode ocorrer por meio de ligações, telemarketing, e-mails, mala direta, mensagens nas redes sociais, etc.
Temos também o modelo Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair potenciais clientes a partir de ações nos canais digitais, como SEO, mídia paga e marketing de conteúdo.
Há ainda o método de prospecção de clientes de canais, onde um parceiro entra em contato com o prospects e também a metodologia mista, quando opta-se pela junção das estratégias de inbound e outbound, por exemplo.
A prospecção de clientes precisa seguir etapas sólidas e consistes para que as estratégias de vendas, de fato, tenham sucesso.
A primeira etapa é a pesquisa sobre os prospects, entender quais são eles, suas necessidades e preferências para, assim, abordá-los da melhor forma.
Feito isso, inicia-se a fase da prospecção, que é a hora de fazer o primeiro contato para apresentação das soluções e o estabelecimento de conexão mais profunda com o seu potencial cliente.
Na prospecção de clientes, temos ainda a etapa da educação, onde o vendedor entende melhor os comportamentos dos prospect, identificando possíveis objeções sobre o produto ou serviço para auxiliá-lo a optar pela sua solução.
Por fim, chegamos à etapa de fechamento, transformando oportunidades em negócio e realizando a venda de maneira efetiva.
A prospecção e captação de clientes ativa e passiva não são a mesma coisa, embora possam ser complementares.
A prospecção de cliente ativa é o que chamamos de outbound, quando o vendedor entra em contato com o potencial cliente.
Já a prospecção de cliente passiva é a oferta de conteúdos e materiais que façam o prospect procurar pela marca.
B2B (Business-to-Business) é a sigla utilizada para negociações que acontecem entre empresas, onde companhias vendem produtos e serviços para outras organizações.
Já B2C (Business-to-Commerce) é a sigla para negociação que ocorre entre empresa e o consumidor final, como uma loja de roupas, venda de casa, etc.
Para colocar em prática as melhores estratégias para prospecção de clientes, é preciso seguir as etapas que mencionamos em outro tópico.
Mas, além disso, há algumas ações que potencializam a prospecção de clientes por telefone, pessoalmente ou pelo Whatsapp.
Nesse sentido, crie fluxos de prospecção em vários canais, use 13 tentativas de contato, automatize preenchimento de tarefas, mas não a comunicação.
Saber como fazer prospecção de clientes é fundamental para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento. Por isso, siga as nossas dicas e vá atrás dos prospects que podem se tornar clientes da sua marca.
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