Publicado em 07/07/2022 às 18:11

Venda

O Que É VGV, Influência no Mercado e Como Calcular?

Você sabia que um dos aspectos que mais influencia no mercado imobiliário é o VGV (Valor Geral de Vendas), já que o cálculo desse indicador pode fazer diferença no sucesso de um empreendimento residencial ou comercial. 

Sem contar que esse cálculo também impacta diretamente o desempenho da construtora ou incorporadora de forma geral. Quer entender mais o que é VGV e como fazer o cálculo de forma correta? Vem com a gente!

O Que É Significa VGV no Mercado Imobiliário?

vgv

O VGV significa Valor Geral de Vendas e é uma estimativa de receita que um empreendimento pode gerar para as construtoras. 

Esse cálculo é uma espécie de previsão do valor total que um empreendimento pode obter com a comercialização de todas as unidades disponíveis.

Qual a Importância do VGV Para o Mercado Imobiliário?

O VGV é uma estimativa de importância a ser considerada ao construir um empreendimento imobiliários, pois ele ajudará na tomada de decisão sobre a viabilidade da obra e se o valor médio por unidade, de fato, é vantajoso para que a empresa consiga administrar a construção.

O VGV também é um cálculo usado como um indicador para as pessoas que desejam comprar, por exemplo, um apartamento na planta ou mesmo pronto para moradia ou para investimento. 

Sem contar que ele ajuda ainda a indicar a capacidade de receita de um empreendimento imobiliário ou região.

Como Calcular o VGV de Um Empreendimento?

Para fazer o cálculo do VGV de imóveis, você precisará multiplicar a quantidade de unidades residenciais disponíveis para a venda pelo valor estabelecido para cada uma. 

Confira um exemplo simples e prático:

Se uma construtora tem 10 apartamentos para comercializar por R$ 700 mil cada, o VGV do empreendimento será de R$ 7 milhões.

Sendo assim, a fórmula é a seguinte: VGV = número de unidades x valor de cada uma. Fácil, né?

Como Aumentar a Precisão do Valor Geral de Vendas?

Uma construtora que deseja aumentar a precisão do VGV deve levar em consideração ainda outros indicadores para analisar a viabilidade do projeto, confira quais são:

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

O Índice Nacional De Custo Da Construção é elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, que é responsável pelo acompanhamento da evolução dos custos das construções habitacionais. 

Esse indicador é utilizado também para fazer a correção de contratos de compra de imóveis durante a execução da obra, abrangendo materiais e equipamentos, mão de obra, etc.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

Além do VGV, outro indicador que precisa ser considerado é o IPC (Índice de Preços Ao Consumidor), que mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços das famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos por mês.

Índice Geral de Preço (IGP)

O IGP (Índice Geral de Preço) também é calculado pela Fundação Getúlio Vargas, sendo uma média aritmética de outros índices, como 10% do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), 60% do Índice de Preços do Atacado (IPA) e 30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Ele incorpora diferentes setores, registrando as variações de preços de matérias-primas de diversos segmentos, como industrial e agropecuário, além de bens e serviços finais. 

Cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)

Já o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é um cálculo feito para cada obra, que contribui com a composição do preço de venda adequado de cada unidade. Esse índice leva em consideração custos diretos e indiretos de uma obra. 

Como Aumentar o Valor Geral de Vendas?

Uma maneira muito usada para aumentar o valor do VGV é diminuir custos da obra ou aumentar o valor de cada unidade.

No entanto, nem sempre é fácil realizar alguma dessas ações por uma série de questões, já que a redução dos custos, por exemplo, pode impactar na qualidade do empreendimento e no tempo de obra.

Já o aumento do valor das unidades também pode desestimular os potenciais clientes a comprar o imóvel.

Sendo assim, para ampliar o VGV, uma boa opção é aumentar o número de unidades do empreendimento imobiliário ou mesmo incluir recursos ao projeto, como academias, quadras, salão de festas e outros espaços de convivência.

Isso faz com que o valor de cada unidade aumente devido às melhorias nos mecanismos de lazer.  

Como o VGV Influencia os Investimentos?

vgv

O Valor Geral de Vendas pode impactar de forma direta os empreendimentos imobiliárias de diferentes formas. 

Uma delas é a viabilidade econômica do empreendimento. Isso porque, os clientes precisam saber qual o valor que ele poderá vender a unidade no futuro. Além disso, ele também deve analisar se os custos cabem em seu orçamento. 

O VGV também está associado com a rentabilidade. Ou seja, quanto maior ele for, mais possibilidades de ganhos para os investidores. 

O VGV é apenas uma estimativa; sendo assim, é preciso levar em consideração outros fatores que podem influenciar na receita como, por exemplo, a volatilidade dos preços no mercado imobiliário.

Entender como o Valor Geral de Vendas é calculado e os impactos no mercado é importante para melhorar a sua tomada de decisão, pois ele permite uma análise estratégica do empreendimento para, assim, ampliar o seu retorno financeiro.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é VGV, fica mais fácil entender a viabilidade de um empreendimento imobiliário, não é mesmo?

Quer oferecer os melhores imóveis para seus clientes? Conheça o portal da Urbay, que disponibiliza os imóveis e empreendimentos novos das construtoras mais consolidadas do mercado.

Aqui, você encontra casas, apartamentos e terrenos para apresentar aos seus clientes, além de um atendimento personalizado feito por uma equipe especializada.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade. 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok