Publicado em 07/07/2022 às 18:11

Venda

O Que É VGV, Influência no Mercado e Como Calcular?

Um dos pontos que mais influencia no mercado imobiliário é o VGV (Valor Geral de Vendas), já que o cálculo desse indicador pode fazer diferença no sucesso de um empreendimento residencial ou comercial. 

Sem contar que esse cálculo também impacta diretamente o desempenho da construtora ou incorporadora de forma geral. Quer entender mais o que é VGV e como fazer o cálculo de forma correta? Vem com a gente!

O Que É Significa VGV no Mercado Imobiliário?

vgv

O VGV significa Valor Geral de Vendas e é uma estimativa de receita que um empreendimento pode gerar para as construtoras. 

Esse cálculo é uma espécie de previsão do valor total que um empreendimento pode obter com a venda de todas as unidades disponíveis.

Por Que O VGV É Importante Para o Mercado Imobiliário?

É uma estimativa de importância a ser considerada ao construir um empreendimento imobiliários, pois ele ajudará na tomada de decisão sobre a viabilidade da obra e se o preço médio por imóvel, de fato, é vantajoso para que a empresa consiga administrar a construção.

O VGV também é um cálculo usado como um indicador para as pessoas que desejam comprar, por exemplo, um apartamento na planta ou mesmo pronto para moradia ou para investimento. 

Como Fazer o Cálculo Do VGV de Um Empreendimento?

Para fazer o cálculo do VGV de imóveis, você precisará multiplicar a quantidade de unidades residenciais disponíveis para a venda pelo valor estabelecido para cada uma. 

Confira um exemplo simples e prático:

Se uma construtora tem 10 apartamentos para comercializar por R$ 700 mil cada, o VGV do empreendimento será de R$ 7 milhões.

Sendo assim, a fórmula é a seguinte: VGV = número de unidades x valor de cada uma. Fácil, né?

Como Ampliar a Precisão do Valor Geral de Vendas?

Uma construtora que deseja aumentar a precisão do VGV deve levar em consideração ainda outros indicadores para analisar a viabilidade do projeto, confira quais são:

INCC

O Índice Nacional De Custo Da Construção é elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, que é responsável pelo acompanhamento da evolução dos custos das construções habitacionais. 

Esse indicador é utilizado também para fazer a correção de contratos de compra de imóveis durante a execução da obra, abrangendo materiais e equipamentos, mão de obra, etc.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

Além do VGV, outro indicador que precisa ser considerado é o IPC (Índice de Preços Ao Consumidor), que mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços das famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos por mês.

Índice Geral de Preço (IGP)

O IGP (Índice Geral de Preço) também é calculado pela Fundação Getúlio Vargas, sendo uma média aritmética de outros índices, como 10% do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), 60% do Índice de Preços do Atacado (IPA) e 30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Ele incorpora diferentes setores, registrando as variações de preços de matérias-primas de diversos segmentos, como industrial e agropecuário, além de bens e serviços finais. 

Cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)

Já o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é um cálculo feito para cada obra, que contribui com a composição do preço de venda adequado de cada unidade. Esse índice leva em consideração custos diretos e indiretos de uma obra. 

Como Potencializar o Valor Geral de Vendas?

Uma maneira muito usada para aumentar o valor do VGV é diminuir custos da obra ou aumentar o  preço de cada imóvel.

No entanto, nem sempre é fácil realizar alguma dessas ações por uma série de questões, já que a redução dos custos, por exemplo, pode impactar na qualidade do empreendimento e no tempo de obra.

Já o aumento do valor das unidades também pode desestimular os potenciais clientes a comprar o imóvel.

Sendo assim, para ampliar o VGV, uma boa opção é aumentar a quantidade de imóveis do empreendimento imobiliário ou mesmo incluir recursos ao projeto, como academias, quadras, salão de festas e outros espaços de convivência.

Isso faz com que o valor de cada unidade aumente devido às melhorias nos mecanismos de lazer.  

Como o VGV Influencia os Investimentos?

vgv

O Valor Geral de Vendas pode impactar de forma direta os empreendimentos imobiliárias de diferentes formas. 

Uma delas é a viabilidade econômica do empreendimento. Isso porque, os clientes precisam saber qual o valor que ele poderá vender a unidade no futuro. Além disso, ele também deve analisar se os custos cabem em seu orçamento. 

O VGV também está associado com a rentabilidade. Ou seja, quanto maior ele for, mais possibilidades de ganhos para os investidores. 

O VGV é apenas uma estimativa; sendo assim, é preciso levar em consideração outros fatores que podem influenciar na receita como, por exemplo, a volatilidade dos preços no mercado imobiliário.

Entender como o Valor Geral de Vendas é calculado e os impactos no mercado é importante para melhorar a sua tomada de decisão, pois ele permite uma análise estratégica do empreendimento para, assim, ampliar o seu retorno financeiro.

Conclusão

Sabendo o que é VGV, fica mais fácil entender a viabilidade de um empreendimento imobiliário, não é mesmo?

Quer oferecer os melhores imóveis para seus clientes? Conheça o portal da Urbay, que disponibiliza os imóveis e empreendimentos novos das construtoras mais consolidadas do mercado.

Aqui, você encontra casas, apartamentos e terrenos para apresentar aos seus clientes, além de um atendimento personalizado feito por uma equipe especializada.

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para morar com conforto, segurança e comodidade. 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok