Publicado em 20/04/2022 às 22:10

Venda

Entenda O Que É e Qual É a Comissão de Corretor Imóveis!

A comissão do corretor de imóveis é sempre um assunto que gera curiosidade, principalmente, entre as pessoas que desejam ingressar neste mercado. 

Se esse é o seu caso, esse artigo pode esclarecer todas as suas dúvidas, pois, elencamos os valores da comissão, como é feito o cálculo da comissão e muito mais. Vem com a gente e saiba quanto um corretor de imóveis ganha de comissão.

O Que É a Comissão de Corretor de Imóveis?

o-que-e-comissao-de-corretor-de-imoveis

A comissão de corretor de imóveis é um valor estabelecido previamente em contrato de prestação de serviços, uma remuneração concedida pela intermediação imobiliária ou pelo cliente que contratou o profissional. 

Quem Decide o Valor da Comissão?

A comissão de corretor de imóveis é baseada na tabela que foi definida pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis)

No entanto, como cada estado tem sua unidade representativa do Conselho Regional, a tabela de valores pode sofrer variações, dependendo da localidade. 

Lembrando que, embora o corretor autônomo seja um profissional liberal, há lei federal que regulamenta a profissão.

Quem Faz o Pagamento da Comissão de Corretor de Imóveis?

Outra dúvida muito comum é sobre quem paga a comissão do corretor de imóveis, saiba que a resposta é muito fácil: quem contratou o profissional deve fazer o pagamento. 

Por exemplo: se a imobiliária contratou o profissional, a comissão do corretor de imóveis deve ser paga por ela. O mesmo acontece se for uma contratação direta, feita por um proprietário de um imóvel, por exemplo. 

Quanto É a Comissão do Corretor de Imóveis?

O art. 724 do Código Civil prevê que a comissão do corretor de imóveis, se não determinada em lei, nem combinada entre as partes, deve ser definida a partir da  natureza do negócio e os usos locais.

Contudo, cada estado possui uma unidade do CRECI e, consequentemente, tabelas com valores de comissões diferentes. 

No Estado de São Paulo, por exemplo, a comissão de venda de imóveis urbanos fica entre 6% e 8%. No caso de imóveis rurais, esse valor fica entre 8% e 10%.

Como Calcular a Comissão do Corretor de Imóveis?

como-calcular-comissao-de-corretor-de-imoveis

Se você quer saber qual a comissão de um corretor, lembre-se que você deve seguir a tabela do seu estado para fazer o cálculo de forma correta. 

Como mencionamos no tópico anterior, cada tipo de imóvel tem uma porcentagem definida. Confira o exemplo completo dos valores de comissões praticadas no Estado de São Paulo. 

  • imóveis rurais: 8 a 10%;
  • imóveis urbanos: 6 a 8%;
  • imóveis industriais: 6 a 8%;
  • venda judicial: 5%;
  • empreendimentos imobiliários: 4 a 6%.

Existem Regras na Comissão e Serviço do Corretor de Imóveis?

Existem sim. Porém, as regras da comissão de corretor de imóveis são baseadas no art. 724 do Código Civil e também podem variar de acordo com o Conselho Regional do seu estado.

Por isso, é difícil elencar as regras neste artigo. Sendo assim, sugerimos que entre em contato com o Creci do estado onde atua para entender quais são as regras e a aplicação de cada uma delas. 

Como É o Pagamento da Comissão em Caso de Permuta?

No caso da permuta, saiba que a comissão do corretor de imóveis também deve seguir as determinações do Creci do seu estado. 

Em São Paulo, por exemplo, o Conselho Regional prevê que os honorários devem ser pagos com base no cálculo do valor venal de cada imóvel envolvido na negociação.

Como Funciona o Pagamento da Comissão em Caso de Lançamentos?

O pagamento da comissão do corretor de imóveis também deve estar de acordo com as determinações do Creci do estado onde atua. 

Em muitas regiões do Brasil, neste tipo de parceria, a construtora costuma pagar o valor de comissão em torno de 4% do valor do imóvel. 

Além disso, nessas negociações, é normal que os corretores trabalhem também no sistema de premiação, que é determinada pela quantidade de unidades vendida pelo corretor.

Qual a Diferença Entre a Comissão do Corretor Autônomo e do Associado à Uma Imobiliária?

A verdade é que não há diferença entre a comissão do corretor autônomo e do profissional associado a uma imobiliária. 

Contudo, há uma diferença no sistema de rateio da coparticipação que, inclusive, está prevista no art. 728 do Código Civil.

A legislação prevê que se o negócio for firmado com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração deve ser paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.

Conclusão

Agora que você já sabe qual o valor da comissão do corretor de imóveis e como é feito o pagamento, só falta você ingressar nessa carreira profissional. 

Mas não se esqueça de fazer o curso e também tirar o seu registro de corretor. A boa notícia é que, na hora de vender seus imóveis, você pode contar com a nossa plataforma de buscas, Urbay.

Nosso site é o melhor lugar para encontrar os mais diversos tipos de empreendimentos em várias regiões do Brasil, com diferentes perfis e preços

O nosso site apresenta centenas de casas, apartamentos, terrenos para todos os gostos e bolsos. Quer atrair mais clientes?

Então, acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, apartamentos e terrenos. o nosso site facilita as suas vendas, pois ele é rápido, prático, intuitivo e muito completo. 

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok