Publicado em 09/05/2022 às 18:17

Venda

Descubra 6 Formas de Como Abordar Um Cliente do Jeito Certo!

Você realmente sabe como abordar um cliente? Entender a forma de abordagem é essencial para estabelecer uma comunicação mais fluída e leve, além de ser imprescindível para fechar um negócio. 

Com as mudanças nos hábitos de consumo, a comunicação também passou por transformações, impactando diretamente nas vendas de uma empresa. 

Seja de maneira presencial, virtual ou por telefone, saiba que há formas corretas e eficientes de como abordar um cliente. Vem com a gente e conheça 6 maneiras de se comunicar de forma adequada. 

6 Dicas de Como Abordar Um Cliente

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Para te ajudar a conquistar o seu consumidor, selecionamos 6 dicas infalíveis de como abordar um cliente para que você faça com que ele inicie as etapas de um funil de vendas, aumentando as taxas de conversão do seu negócio. 

Confira!

1 - Estude as Características Desse Cliente

Quem é seu cliente? Quais as necessidades, dores e preferências? Você sabe? Bom, conhecer as características desse cliente é o primeiro passo e, talvez, o mais importante em uma estratégia de como abordar um cliente

Isso é essencial para que você estabeleça uma comunicação mais segura e possa propor soluções que vão ao encontro das necessidades do seu consumidor. Pense nisso!

2 - Atente-se ao Que É Importante nos Primeiros Contatos

A comunicação deve ser direcionada, ou seja, atente-se sempre ao assunto que é mais importante nos primeiros contatos. 

Nesse sentido, fique atento às seguintes questões:

  • Conheça bem o cliente;
  • Entenda o que está sendo vendido;
  • Desperte o interesse do potencial comprador como informações importantes do seu produto;
  • Entregue valor: ao invés de destacar o produto ou serviço, fale sobre os benefícios;

3 - Ouça Mais o Seu Cliente e Fale Menos

Segure a ansiedade e deixe o seu cliente. Uma das boas práticas de como abordar um cliente é saber ouvir. 

Isso é importante, especialmente, porque você consegue entender as necessidades, dores e preferências do seu público para, assim, apresentar o seu produto ou serviço como a melhor solução.

4 - Aproveite o Tempo Com Sabedoria

Sabe aquele vendedor que fala e você não está mais aguentando? Pois bem, não seja esse vendedor. 

Aproveite o tempo com sabedoria, estabelecendo uma conversa franca, leve, descontraída. Forneça informações importantes e não fique falando sobre fatos irrelevantes para o seu cliente. 

5 - Busque Maneiras de Encantar o Seu Cliente

Quer saber como abordar um cliente do jeito certo? A regra é encontrar maneiras de encantar o seu cliente. Além de ser simpático e cordial, mostre para o consumidor como o seu produto ou serviço pode ser benéfico para solucionar seus problemas.

Mas lembre-se de não dar destaque para o produto ou serviço e sim para as suas vantagens. 

6 - Estude as Soluções da Sua Empresa

Outra regra de como abordar um cliente é estudar as soluções do seu negócio, produto e serviço. Jamais inicie uma abordagem se você desconhece o que será vendido. 

Por isso, tenha todas as informações na “ponta da língua”, pois, ao demonstrar desconhecimento ou insegurança, você fará com que o seu cliente também não confie no produto. 

Como Se Preparar Para o Atendimento?

Uma das melhores estratégias de como abordar um cliente do jeito certo é treinar. Isso mesmo!

O ideal é ensaiar diversas maneiras de abordar um cliente, seja por telefone, presencial ou de forma virtual. Faça exercícios em frente ao espelho, decore uma apresentação, preste atenção nos vícios de linguagem e nas expressões faciais ou  gírias. 

Crie uma rotina de preparação antes de atender qualquer cliente. Você vai notar como os atendimentos serão muito mais fluidos e eficientes. 

Como Passar Segurança Para o Cliente?

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Para passar mais segurança para o cliente, a regra aqui é a mesma: ensaios e preparações. De nada adianta ter um cliente em potencial, se você não faz ideia de quem ele é ou qual o seu interesse. 

Por  isso, além de treinar a falar e os gestos, tente entender um pouco quem é seu cliente e o que ele precisa. Assim, fica mais fácil estabelecer uma abordagem mais segura. 

Além disso, entre as boas práticas de como abordar um cliente, não esqueça de estudar bem o seu produto ou serviço. Lembre-se que a falta de informações sobre o que você vende é péssimo para conquistar seu cliente. 

Como Abordar Um Cliente Pelo Telefone?

A resposta é preparação, assim como acontece em outras formas de comunicação com seu cliente. Porém, em contatos por telefone ou WhatsApp, esse cuidado é ainda mais importante.

Há várias formas de abordar um cliente por telefone, sendo que uma das mais importantes é prestar muita atenção nas dúvidas e nas informações fornecidas pela pessoa. 

Isso é importante porque a comunicação fica mais clara e você entenderá exatamente as necessidades do seu cliente para, assim, propor as melhores soluções. 

Outra dica é ficar atento ao seu próprio tom de voz e cuidado para não interromper o seu cliente durante a conversa. Espere a sua vez de falar e pense em uma resposta coerente e convincente. 

Conclusão

Agora que você encontrou as melhores dicas de como abordar um cliente do jeito certo, comece a se preparar para se comunicar com seu público e, claro, aumentar as suas vendas. 

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