Publicado em 01/06/2022 às 21:00

Construção

Saiba Como Construir Uma Casa: Dicas e Passo a Passo!

Mesmo que você não seja um profissional do setor, entender como construir uma casa é extremamente importante para que possa saber quais são os materiais certos que devem ser comprados, as etapas de uma obra, os profissionais essenciais e por aí vai.

A construção de uma obra exige paciência e um bom planejamento para realizar a obra da melhor forma e com o máximo de eficiência possível.

Pensando nisso, montamos um passo a passo com todas as etapas de como construir uma casa. Vem com a gente!

Como Construir Uma Casa?

construir casa

É bom se preparar porque as etapas de como construir são inúmeras e com procedimentos diversos e muito peculiares. Confira o passo a passo de como construir uma casa!

Escolha o Melhor Terreno

O primeiro para construir uma casa é escolher o terreno. Nesta etapa, é preciso levar em consideração uma série de questões, como localização do lote, vizinhança, estrutura da região, valor e características do solo. 

É preciso considerar a inclinação do terreno, a localização dentro do loteamento e as possibilidades de construção, como disposição do imóvel. 

Escolha Profissionais Qualificados

As boas práticas de como construir envolvem também a contratação de profissionais. Lembre-se sempre que o barato pode sair mais caro e, por isso, não leve em consideração apenas o valor da contratação. 

Certifique-se que os profissionais são, de fato, qualificados e que tenham experiência na construção civil. O mais indicado é buscar recomendações de pessoas que já contrataram essas pessoas. Essa é uma ótima obra para garantir a qualidade da mão de obra. 

O Projeto

construir casa

Essa é uma etapa de extrema importância, afinal, o projeto da sua casa é o resultado da realização de um sonho. 

Por isso, você deve também contratar um profissional para desenhar o projeto da sua casa, levando em consideração as necessidades e preferências da sua família. 

Na hora de definir como fazer uma casa, analise juntamente com o profissional se os cômodos e tudo que deseja, de fato, pode ser feito. Pense no conforto, comodidade e praticidade da sua família. 

Iniciando a Obra

Se você quer aprender como construir uma casa, o início da obra é uma etapa que merece a sua atenção, pois ela envolve uma série de questões. 

A primeira delas envolve a limpeza do terreno para que todo o lixo e resíduo seja retirado do local que receberá os serviços. Se tiver mato, lembre-se que ele deve ser retirado também.

Depois disso, é preciso cercar o terreno para garantir a segurança da construção e também do material que será utilizado. 

É preciso ainda fazer a ligação de água e eletricidade, que deve ter poste de entrada, eletroduto e caixa de entrada onde será instalado o relógio de luz.

Nas etapas de como construir uma casa, é preciso ainda instalar um banheiro provisório para que as equipes possam utilizá-lo. Você precisa comprar vaso sanitário, torneira,  assento, tanque, registro e a caixa de descarga. Nessa fase, temos ainda a construção da saída de esgoto e a ligação por parte da companhia que presta o serviço na cidade.

A partir disso, inicia-se o corte ou aterro no lote. Lembrando que terrenos inclinados devem ser nivelados. Caso o corte seja maior que o aterro, é preciso retirar a terra. Se for o contrário, é preciso comprar mais terra para equilibrar o aterro com o corte.

Além disso, se o desnível do terreno for muito grande, é preciso construir ainda um muro de arrimo para segurar a pressão da terra.

A etapa inicial das obras exige ainda a construção de um abrigo para guardar as ferramentas e demais materiais para as obras. 

Não se esqueça que, nesta fase, é preciso localizar a obra, que é definir as medidas do projeto para, depois, abrir as casas de fundação e construir as paredes nas áreas definidas no projeto.

Sistemas Construtivos

construir casa

A próxima etapa de como construir diz respeito aos sistemas construtivos. Aqui é preciso comprar os mais diversos tipos de materiais para cada estrutura, como tijolos maciços e furados, blocos de concreto, cimento, cal e por aí.

Além disso, é preciso definir as metodologias de construção das paredes e a quantidade de materiais usados em cada uma das estruturas. 

Nesta fase, a fundação também é uma etapa importante de como construir. Para você entender, os profissionais podem usar diferentes técnicas, como radiers, as sapatas corridas e as brocas.

Os profissionais deverão fazer ainda a sondagem no terreno, que serve para decidir qual será o tipo de fundação da casa.

Se pensa que acabou, essa fase inclui ainda a estrutura das paredes, o sistema de alvenaria e vedação, onde são usados os pilares embutidos nas paredes, que comportam o peso das lajes, paredes e cobertura.

Temos ainda os baldrames, que recebem os pesos concentrados dos pilares, que fazem a distribuição de maneira uniforme para a fundação.

Preparando o Concreto

Chegamos na etapa de preparação do concreto, sendo uma fase igualmente importante nos processos de como construir uma casa

Ao invés de preparar o concreto, você pode comprar o material pronto, uma boa alternativa para não precisar comprar cimento e também para não ocupar espaço na obra com areia, pedra e cimento. 

A vantagem é que, nesse caso, você também não precisaria de uma betoneira na obra, economizando em mão de obra, energia elétrica e água. 

Mas se preferir, é possível alugar as betoneiras no seu processo de como construir, mas é preciso planejar e calcular a quantidade de dias que o equipamento será necessário na obra. 

Há ainda a possibilidade de fazer a mistura manual, que não é recomendado, pois, o desperdício do material é enorme e pode ocorrer ainda infiltração no terreno, pois, não é possível controlar a quantidade de materiais e a qualidade e resistência também não é garantida. 

Outra boa prática de como construir uma casa é a masseira para a construção de um muro ou pavimentação da calçada.

Essa masseira é, basicamente, uma caixa fechada na volta toda com tábuas pregadas, para evitar a perda de água e cimento.

Além disso, essa etapa envolve ainda a produção de argamassa, concreto e nata, que é o conjunto de pedra e areia. É preciso também ter cuidado com o recebimento e o armazenamento desses materiais. É importante ter cuidado ainda com o cimento, que deve ser novo e não pode ficar guardado por meses para, depois, ser usado. 

Preparo e Aplicação das Argamassas

Nessa etapa, todos esses materiais serão utilizados pelos profissionais, que devem ficar atentos às proporções do concreto, a utilização dos aditivos e demais equipamentos para a produção das massas e a cura do concreto. 

Lembrando que cada um desses materiais usados no processo de como construir tem diferentes tipos de aplicações em cada uma das etapas, como na fase de alvenaria de fundação, de elevação, paredes e lajes, paredes irregulares, acabamento de paredes, etc.

Materiais Para Construir as Paredes

A estruturação das paredes em um processo de como construir é importantíssima; por isso, os materiais usados precisam ter qualidade. 

Você precisará investir em solo cimento, um material feito de terra com um pouco de cimento. É necessário ainda usar tijolos maciços e furados. 

Nessa lista, inclua ainda os blocos cerâmicos, de concreto, blocos estruturais, de vedação e estruturais, canaleta, meio bloco, bloco de concreto celular.  

Os profissionais contratados para dar andar nas etapas de como construir uma casa não podem esquecer das normas para a viabilização das estruturas. 

Fundações

Na etapa de fundação, é preciso abrir as cavas, fazer a armadura e a fôrma para a sapata. É necessário fazer de forma correta o cálculo do concreto e tomar cuidado com a alvenaria de fundação.

Nessa fase temos ainda a colocação de piso e contrapiso, esgoto, tubos e conexões, caixa sifonada, conexões com redução, caixa de inspeção, conduítes, baldrames, armaduras do baldrame.

É preciso fazer a cura, alvenaria de elevação, assentamento dos blocos e construção dos pilares. Depois de tudo isso, é necessário fazer as aberturas e reforços laterais e, em seguida, fazer as vergas e contravergas.

Vigas e Lajes

como construir

Após a construção das paredes, chegou a vez da colocação das lajes e vigas. Em casas de  2 andares, a laje será o teto do andar de baixo e, por sua vez, o piso do andar de cima. Lembrando que as vigas são responsáveis por dar apoio à laje.

Instalações Elétricas – Pontos

No processo de como construir, é preciso dar atenção às instalações elétricas e encontrar os pontos certos de energia elétrica, ou seja, os locais para a colocação da lâmpada, interruptores e tomadas, além do quadro de distribuição. 

Instalações Hidráulicas 

Na hora de fazer a instalação hidráulica, é preciso fazer um dimensionamento e definir os lugares que pretende ligar a água.

Para saber por onde passar os tubos, os profissionais precisam conferir a planta da casa e marcar os  locais de saída de água, escolhendo os caminhos dos tubos.

Nas etapas de como construir, não podemos deixar de falar da instalação da rede de esgoto, onde serão colocadas rede coletora, caixa de inspeção e poço de visita. 

Esquadrias – Portas e Janelas

As portas e janelas são elementos essenciais de como fazer uma casa. É possível escolher entre  porta de correr, pivotante ou o modelo clássico de abrir. 

O mesmo acontece no caso das janelas, que são as mais variadas. Lembre-se de escolher a janela de acordo com o projeto arquitetônico. 

Revestimento de Pisos e Paredes

Não podemos deixar de fora do nosso processo de como construir a etapa do revestimento de pisos e paredes. Em ambientes como banheiro, cozinha e lavanderia, escolha um material que facilite a limpeza e higienização.

Para quartos e salas, o revestimento deve ser escolhido a partir das suas preferências e estilo decorativoJá na parte externa, é escolhido um revestimento com alta resistência ao sol, chuva, vento e poluição.

Na hora dos pisos, escolha sempre aqueles que se adequam melhor a cada ambiente, levando em consideração os mesmos critérios de escolha dos revestimentos de paredes. 

Vidros, Fechaduras e Dobradiças

No processo de como construir em etapas, saiba que temos a parte de colocação de vidros, fechaduras e dobradiças.

No caso dos vidros, há muitas maneiras de colocá-los nas janelas, com peças chamadas baguetes, massa de vidro ou peças chamadas gaxetas de borracha.

Já as dobradiças possuem duas chapas que são ligadas por um pino no meio, onde uma parte é parafusada na porta e a outra no batente.

No caso das fechaduras, há vários modelos tanto para área interna quanto externa. Lembre-se que nas portas de entrada e saída é preciso ter fechaduras do tipo externa, com chaves de alta qualidade e lingueta dupla. 

Instalações Elétricas – Fiação e Aparelhos

Depois da alvenaria e das lajes são feitas, são colocados todos os eletrodutos na caixa de ligação para as tomadas e os interruptores.

Nas paredes vão os eletrodutos flexíveis, já nos pisos e na laje, é preciso do eletroduto rígido de PVC. Depois disso, o próximo passo é passar a fiação.

Pinturas – Como Pintar Uma Casa

como construir

A próxima etapa de como construir é a pintura, que deve ser iniciada após a argamassa curar e depois dela ficar bem seca, cerca de 30 dias depois. 

O mercado oferece vários tipos de tinta, como latéx PVA, que dão acabamento fosco e semi fosco, e a acrílica, que confere um acabamento fosco e acetinado.  Mas antes disso, é importante passar massa corrida e o selador, para preparar a parede.

Aparelhos e Metais Sanitários

Por fim, chegou o momento do processo de como construir a instalação de aparelhos e metais sanitários. Há bacias que vem com caixa acoplada e outras que tem que ser ligadas a uma caixa de descarga.  Além disso, temos a colocação das cubas e lavatórios.

Vale lembrar que essas são algumas das etapas, mas cada profissional segue a sua própria ordem e jeito de como construir. Essa lista é para você entender como todo processo ocorre de maneira superficial. 

Além do Arquiteto Preciso de Algum Outro Profissional Para Começar Minha Obra?

Além do arquiteto, você precisará contratar também um responsável técnico pela obra, como um engenheiro, que assume todas as responsabilidades e sanções penais em casos de eventuais sinistros. 

O Que Preciso Pagar Além do Projeto Para Iniciar a Minha Obra?

Entre as etapas de como construir, é preciso fazer o pagamento de uma série de taxas, como as seguintes:

  • taxa de aprovação de projeto;
  • taxa de alvará de construção;
  • taxa de alinhamento e informações urbanísticas.

Há ainda a taxa da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), que fica por conta do arquiteto, que já inclui no orçamento dos projetos.

Quanto Tempo Leva Para Aprovar Um Projeto na Prefeitura?

O tempo para aprovar um projeto na prefeitura pode variar de acordo com cada município. No entanto, o prazo médio é de cerca de 6 meses.

Por isso, é indicado fazer um bom planejamento e alinhar o tempo de realização da obra com os construtores.  

Quais os Documentos Que Preciso Ter no Barraco de Obras?

Para viabilizar a obra, é preciso apresentar documentos, como cópia dos projetos aprovados pelo município, uma cópia da RRT e uma placa do profissional responsável em local de fácil visualização.

Essa placa precisa ficar visível para que, em caso de visita, os fiscais da prefeitura e outros órgãos reguladores, estes documentos serão necessários.

O Que Levar em Consideração ao Contratar Mão de Obra?

como construir

É preciso saber quais profissionais serão necessários, contratar apenas aqueles idôneos e com uma boa reputação no mercado. 

Não deixe de buscar por recomendações de pessoas que você conhece e confira os trabalhos já feitos pelos profissionais e como cada um deles trabalha. 

Como Começar a Construir Com Pouco Dinheiro?

Se você quer saber como construir uma casa com pouco dinheiro, dá uma olhadinha nas dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa. Confira!

Opte Por Alvenaria

Uma das opções para baratear a obra é optar pela alvenaria. Ao invés de escolher materiais mais nobres e caros feitos por um designer de interiores caríssimo, poupe recursos e faça um balcão de alvenaria, por exemplo. 

E não pense que ele ficará feito, nada disso, com um pouco de cuidado e bom gosto, é possível agregar elementos, como a madeira e um pegador de metal, por exemplo, para deixar a estrutura bonita e elegante. 

Pavimento de Cimento Simples

Quer saber como construir gastando pouco? Então invista em pavimentos de cimento simples que, sem dúvida, são os mais econômicos. Esses modelos são feitos de concreto liso e você pode optar por deixá-lo na cor do cimento ou pintar da cor que preferir. 

Outra alternativa é fazer uma série de desenhos com ladrilhos para conferir um detalhe decorativo todo especial. Faça uma boa nivelação e cuidado para não machucar o material.

Paredes de Cimento

Se deseja entender como construir sem gastar muito, saiba que as paredes de cimento são boas opções para conter os gastos, além de práticas.

Normalmente, essas paredes são revestidas com o microcimento, que é basicamente uma capa bem mais fina quando comparada com o piso. 

Mas é preciso contratar um profissional, pois o trabalho é muito delicado. Porém, a boa notícias é que esse material não exige manutenção e é resistente e durável.

Aproveite os Paletes

Depois de aprender como construir de forma barata, na hora de decorar, também é possível economizar. Uma boa opção é aproveitar paletes que, além de deixar a decoração um charme, é uma alternativa sustentável e de baixo custo. 

Uma forma de aplicar os paletes na decoração é aproveitar as tábuas para revestir as paredes interiores. Para isso, é preciso apenas lixar e lavar as peças antes de usar. Em seguida, você só precisa aplicar os paletes na parede com uma cola especial ou com parafusos e cavilhas.

Paredes de Tijolo à Vista

Além disso, no processo de como construir barato, use parede de tijolo à vista, pois são mais baratos do que os tijolos ocos, por exemplo. 

Esse tipo de tijolo pode compor a decoração e evita também que gaste com revestimento ou pintura, pois, você pode deixar uma parede com o tijolo à vista em um ambiente, como a sala, por exemplo. 

Telhado de Palha

Outra opção bem em conta de como construir é usar um telhado de palha para construir garagem ou varanda sobre uma estrutura de troncos. 

Essa é uma forma bem legal de construir um telhado econômico e funcional que, inclusive, não exige muita manutenção.

Blocos de Cimento e Materiais Nobres

Use blocos de cimento em alguns cômodos da casa. Outra opção para o chão é fazer uma superfície de pedra cascalho ou brita, que são muito baratas e não necessitam de mão de obra para a instalação.

Canos Expostos

O estilo industrial está muito em alta e, na verdade, é um charme. É possível aproveitar  essa proposta e fazer uma casa moderna, que está na moda, deixando a instalação elétrica ou os canos à vista.

Aliás, essa é uma ótima forma de economizar em revestimento. Se preferir, pinte os canos nos tons dos móveis ou das paredes.

Móveis Reciclados

Por fim, os móveis reciclados são sempre ótimas maneiras de como construir com economia. Na hora de decorar, use móveis antigos, que podem ser adquiridos em lojas de móveis usados ou mesmo usar peças da casa da mãe ou da avó.

Uma dica é usar móveis de madeira, pois eles agregam um estilo retrô e cheio de charme. Aposte nessas ideias e deixe a sua casa incrível. 

Conclusão

Agora que você já sabe como construir, lembre-se de acompanhar o passo a passo da obra para certificar-se que os serviços são realizados de forma adequada. 

Se está em busca de um terreno para comprar e construir o seu sonho, conheça a nossa plataforma Urbay, que disponibiliza diversos tipos de empreendimentos das empresas mais confiáveis e consolidadas do mercado imobiliário.

Aqui você encontra imóveis com preços diferenciados, boa estrutura e preços que cabem no seu orçamento. Na Urbay, você é atendido do jeito que preferir por canais, como WhatsApp, telefone, chat, e-mail, Facebook e Instagram. 

Acesse agora mesmo a plataforma Urbay e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para vender.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok