Publicado em 12/05/2021 às 10:11

Construção

Loteamento aberto: O que é e como funciona?

O mercado imobiliário está cada vez mais aquecido e se mostra um bom investimento para perfis mais conservadores. Dentro deste mercado há várias possibilidades de investimento, como um loteamento aberto, promovendo oportunidades nos ganhos com a valorização do imóvel, aluguel para renda mensal e construção para venda.

Para fazer um bom negócio, no entanto, é preciso que o investidor tenha o mínimo de conhecimento sobre o mercado, a fim de analisar as melhores opções para cada objetivo ou fase da vida.

Pensando nisso, neste post apresentamos o conceito de loteamento aberto, bem como suas características básicas e a diferença deste tipo de estrutura para as demais.

Assim, você começa a conhecer um pouco mais sobre as opções de mercado que são variáveis importantes, principalmente pelas diferenças de infraestrutura entre as cidades.

Você sabe o que o loteamento aberto e o fechado têm em comum? Qual escolher para moradia própria? Qual seria mais interessante para aluguel? Tudo isso e mais algumas dicas você encontra logo abaixo.

O que é um loteamento aberto?

Um loteamento aberto é um tipo de demarcação em que os lotes ficam em vias públicas e separados do resto da cidade. Toda a estrutura ao redor são espaços comuns, em que qualquer pessoa pode transitar, além de ser território de responsabilidade da prefeitura. 

Neste caso, os terrenos são formados pela divisão de glebas em lotes autônomos, como é previsto na regulamentação pela Lei 6.766/79. A partir da divisão dos lotes, é de responsabilidade da loteadora fornecer a estrutura básica para o terreno, como energia elétrica, saneamento básico e água. 

Como funciona um loteamento aberto?

Ao adquirir um terreno em loteamento aberto, o investidor leva o direito exclusivo de uso do seu lote, mas todas as áreas comuns podem ser utilizadas por qualquer cidadão, seja ele morador do bairro ou não. Por isso, não é possível controlar o acesso de pessoas nas ruas, praças ou qualquer estrutura pública local.

Ao investir neste tipo de imóvel, o interessado deve pesquisar um pouco mais sobre a procedência da região, detalhes do projeto de loteamento, localização e muito mais. 

Como todos os outros espaços são públicos, é interessante que a região tenha uma estrutura básica de segurança, estabelecimentos comerciais e serviços públicos para que se torne um bom negócio. 

Geralmente estes loteamentos podem ser mais baratos, uma vez que não existe uma estrutura particular como nos loteamentos fechados. Existem algumas outras diferenças entre estes dois tipos de loteamento e nós falaremos delas em seguida.

Loteamento aberto x Condomínios fechados: Quais são as diferenças?

As principais diferenças entre estes dois tipos de loteamento se encontram no tipo de legislação, espaços comuns e privativos, controle de acesso de pessoas, impostos e taxas de manutenção.

Legislação e obrigações 

Embora sigam a mesma legislação para estrutura, o condomínio fechado pode pedir uma concessão da prefeitura para administração do espaço. 

Ao se tornar particular, o condomínio fechado passa a ter limitações com muros ou cercas, além de que toda a manutenção dos espaços comuns passa a ser de responsabilidade dos proprietários dos lotes. 

Espaços comuns e áreas privativas

Nos dois casos, os lotes são de uso exclusivo do proprietário. No caso dos espaços comuns, enquanto no loteamento aberto o uso é absolutamente público, no condomínio fechado ele está restrito a moradores, proprietários e convidados.

Por isso, nos casos de condomínios administrados em loteamentos privados, podemos ver uma ampla variedade de espaços comuns, como quadras, piscinas, praças, salões de festa, campos de futebol, área gourmet e muito mais.

Tudo é planejado durante a execução do projeto de loteamento para que o comprador tenha consciência do que está investindo e quais serão os custos destas regalias raramente encontradas em loteamentos abertos.

Acesso de pessoas

Nos loteamentos abertos, qualquer pessoa pode transitar pelas vias, assim como as pessoas fazem normalmente pelas cidades. No caso de condomínios fechados, o acesso é controlado pela portaria, em que só entram pessoas autorizadas pelo proprietário ou morador.

Todo o espaço do condomínio fechado é monitorado por câmeras, vigias 24h e seguranças na portaria. Enquanto isso, o loteamento aberto conta com a infraestrutura da segurança pública presente na cidade, que em alguns casos pode ser boa, em outros, precária.

Impostos e taxas de manutenção

Toda manutenção dentro do lote é de responsabilidade do proprietário em todos os casos. Nas vias e espaços comuns, a prefeitura passa a ser responsável pela manutenção de loteamentos abertos, enquanto os loteamentos fechados são de responsabilidade dos proprietários, que geralmente são representados pelo condomínio.

As taxas de manutenção seguem as normas de responsabilidade conferidas. Por isso, loteamentos abertos não possuem taxas adicionais para tal fim, enquanto nos fechados, todos os custos são divididos. Todos, no entanto, devem pagar os impostos normais, como IPTU e serviços contratados, como água e energia elétrica.

Quais são as vantagens de comprar um terreno em um loteamento aberto?

A grande vantagem de um loteamento aberto é o seu custo, que no caso vai ser bem menor. Se você deseja comprar um imóvel para construir uma casa para vender ou alugar, um loteamento aberto pode ser interessante por ter menores taxas de manutenção, por exemplo.

Caso sua renda seja melhor, talvez seja interessante também escolher um loteamento aberto para morar. Todos os custos de infraestrutura pública são garantidos pela prefeitura e, embora não seja serviços melhores do que o particular, podem ser uma opção cômoda para quem deseja investir em um imóvel.

Portanto, o loteamento aberto te oferece a possibilidade de viver com uma estrutura básica garantida, além da valorização da região que pode ser maior à medida que se instalam novos estabelecimentos de comércio, fator quase inexistente em loteamentos fechados.

A importância de conhecer o mercado

Se você vai investir no setor imobiliário, deve conhecer um pouco mais sobre estes conceitos para tomar uma decisão mais positiva com relação ao seu investimento. Seja o seu loteamento aberto ou fechado, é preciso entender as características de cada um para ver qual melhor se encaixa nos seus planos.

Agora que você já conhece o que é um loteamento aberto e quais as diferenças dele para o modelo privado, precisa se perguntar em qual tipo melhor se encaixa o seu objetivo financeiro. Algumas perguntas interessantes para se fazer uma análise são:

  • Quero um imóvel para morar ou fazer renda de aluguel?
  • Se vou morar, quais são minhas prioridades de estrutura? Localização? Segurança?
  • Se vou alugar, quais seriam as prioridades do meu inquilino?
  • Quanto estou disposto a pagar por este investimento?
  • Tenho condições de arcar com taxas extras de manutenção?
  • Como é a segurança pública na cidade onde desejo investir em um imóvel?
  • A cidade oferece uma boa infraestrutura urbana?

A partir do momento em que você se questiona e faz uma análise mais detalhada, você tem condições de tomar decisões melhores, além de se interessar mais em saber sobre o tipo de investimento que mais te agrada no meio imobiliário.

Conheça a Urbay

A partir do momento que você já tem definidas as suas prioridades com relação aos loteamentos, é hora de buscar ajuda para encontrar as melhores oportunidades no mercado que vão se encaixar nas suas prioridades.

A Urbay é uma plataforma com opções de loteamentos que se encaixam no perfil de diversos clientes e pode também se encaixar no seu. A plataforma tem ferramentas importantes para ajudar a encontrar um lote e agentes especializados para te ajudar a tomar a decisão do seu investimento.

Por isso, não deixe de conhecer a Urbay e sobre nossos serviços especializados em negócios imobiliários e loteamentos.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

ok